Nos meses de julho e agosto, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou duas atividades do Projeto de Extensão “Oficina de Iniciação Científica para Professores de Escolas Indígenas” na Comunidade Boca da Mata, Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima.
As oficinas ocorreram nos dias 19 de julho e 02 de agosto, e tiveram como público-alvo o corpo docente da Escola Estadual Indígena Tuxaua Antônio Horácio, sede do evento, e professores de escolas indígenas da região do Alto São Marcos. A iniciativa é coordenada pela professora do curso de Geografia, Elionete de Castro Garzoni.
As capacitações fazem parte do cronograma de ações que a professora-pesquisadora da UERR desenvolve para um de seus trabalhos científicos. As oficinas foram solicitadas pela Comunidade Boca da Mata. “O objetivo foi tornar a pesquisa acessível por meio de projetos de iniciação científica na escola”, destaca Elionete.
Ainda de acordo com ela, o projeto de extensão da UERR foi criado para promover a atualização dos conhecimentos científicos dos professores indígenas com a finalidade de motivar os docentes para participação na II Feira de Ciência Indígenas (FECIND), que ocorrerá no segundo semestre de 2024.