Evento objetiva apontar vantagens da educação financeira na organização dos gastos
No dia 25 de junho, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Ouvidoria do Poder Judiciário de Roraima vão promover a palestra “Inteligência Financeira – Como evitar o superendividamento”. O evento terá início às 18 horas no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, que fica no prédio da Reitoria da UERR em Boa Vista, no endereço Rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho.
O público-alvo são os acadêmicos de graduação das faculdades e universidades de Roraima, mas qualquer pessoa da comunidade em geral pode participar. Os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/kudvQM2Aczx5q9hY9, até o dia 25 de junho, dia do evento.
As inscrições são gratuitas e limitadas. De acordo com o coordenador Erick Linhares, professor do curso de Direito da UERR, a palestra tem por objetivo “promover a conscientização e o conhecimento sobre educação financeira para capacitar os participantes a tomarem decisões financeiras informadas e responsáveis”, detalha. O palestrante será o promotor de Defesa do Consumidor, Dr. Adriano Ávila.
Segundo a Lei 14.871/2021, o superendividamento ocorre quando o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com as dívidas que contraiu, sem comprometer sua sobrevivência. Essa situação pode acontecer gradualmente, e muitas vezes, a pessoa demora a se dar conta do problema.
Roraima é o terceiro estado brasileiro com maior número de famílias endividadas, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). “O Núcleo de Superendividamento do Tribunal de Justiça de Roraima tem recebido um número crescente de demandas”, destaca Linhares.