Material será apresentado em setembro, durante evento no Estado de Santa Catarina
O professor do curso de Administração da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Edir Henig, foi selecionado para apresentar seu artigo intitulado “A mentira e a manipulação colocam a vida das pessoas íntegras em risco: uma análise marxista da Agenda ESG” no XLVIII Encontro da ANPAD (EnANPAD 2024).
Essa edição do evento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração “Repensando o papel das organizações em um mundo de tensões geopolíticas, desigualdades sociais e crise ambiental” e vai ocorrer de 16 a 18 de setembro.
O evento será realizado em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de publicizar pesquisas no âmbito da área da Administração. “Neste ano, o foco do evento são as tensões geopolíticas globais, a crise ambiental e a questão social. Objetiva promover o debate destas questões hodiernas no espaço das organizações”, destaca Henig.
O artigo do docente da UERR tem como principal ponto, discutir criticamente, a partir do método materialista histórico-dialético, a Agenda ESG, que é um movimento global que busca estabelecer diretrizes ambientais, sociais e de governança, mas que tem sido utilizado pelo capital para a prática do greenwashing.
“Neste sentido, a discussão aponta elementos críticos da Agenda ESG e suas contradições na estrutura do capitalismo hodierno”, explica Henig. O termo em inglês “greenwashing” é utilizado quando uma empresa ilude seu consumidor quanto ao seu compromisso ambiental.
As inscrições para o EnANPAD 2024 serão realizadas em julho pelo site oficial da ANPAD, no endereço https://eventos.anpad.org.br/. O artigo do professor da UERR será posteriormente publicado nos anais eletrônicos do evento (site da ANPAD: https://anpad.org.br/).