Ação teve parceria do Conselho Regional de Serviço Social
Nessa terça-feira (19), a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou no Campus Boa Vista o curso de extensão “A questão de gênero e o atendimento às mulheres no âmbito das políticas sociais”. O evento contou com a participação de 52 pessoas inscritas, entre assistentes sociais, alunos de Serviço Social e profissionais de diferentes espaços sócio-ocupacionais. A UERR contou com a parceria do Conselho Regional de Serviço Social da 27ª região.
O curso propôs uma discussão acerca do trabalho profissional e a relação com as demandas de gênero vinculadas a realidade social. Os participantes acompanharam uma análise da trajetória histórica das políticas públicas para mulheres, em especial, no que tange as legislações e políticas sociais, com destaque para as múltiplas determinações das violências e opressões que atingem a população feminina cotidianamente. Foi abordada também a importância dos movimentos sociais.
A assistente social do Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima, Catarina Cruz Betel, foi uma das palestrantes convidadas. Ela falou sobre prevenção e da importância do atendimento qualificado nas diferentes áreas, pois a violência contra as mulheres tem múltiplas determinações, e portanto, para combatê-la é necessária compreensão crítica do processo e esforços de toda a sociedade para a construção de estratégias de enfrentamento.
O evento contou ainda com a participação da coordenadora do Observatório da Violência Contra as Mulheres em Roraima, Luziene Parnaíba. A capacitação é a terceira atividade do projeto de extensão “O trabalho do assistente social na Política de Assistência Social na Amazônia: a particularidade no município de Boa Vista/Roraima”, coordenado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa, do curso de Serviço Social da UERR. A iniciativa objetiva fortalecer as ações de extensão e cursos de formação continuada.