Iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades e estimular o comprometimento dos acadêmicos com a responsabilidade social
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) se tornou parceira do Grupo BFF (BrasilBioFuels), maior produtor de óleo de palma da América Latina, e do Centro de Tecnologia Social e Ambiental da Amazônia – Amazônia Socioambiental na implantação de um projeto que busca incentivar o desenvolvimento sustentável em Boa Vista e em São João da Baliza.
No segundo semestre de 2023, a Amazônia Socioambiental ministrou para os alunos da UERR curso de DRP (Diagnósticos Rápidos Participativos). “Na etapa seguinte, alguns alunos que foram capacitados fizeram a aplicação do DRP em São João do Baliza”, conta Lelisângela Carvalho, professora e coordenadora do projeto de extensão criado na UERR para execução das atividades.
“DRP é um processo que visa capacitar indivíduos para auxiliarem comunidades rurais na identificação e análise de problemas e potenciais soluções em suas áreas. Trata-se de uma abordagem participativa que envolve os membros da comunidade no processo de coleta de informações e na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento rural”, explica Lelisângela.
Durante a capacitação em DRP, os participantes aprendem as técnicas e metodologias do processo, incluindo o uso de ferramentas participativas, como mapas, diagramas, entrevistas e grupos focais. Eles também são instruídos sobre como conduzir sessões de DRP, facilitar discussões e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade.
“Ao envolver diretamente a comunidade, essa abordagem permite uma identificação mais precisa das necessidades, dos recursos disponíveis e das prioridades de desenvolvimento rural. São coletadas informações detalhadas sobre diversos aspectos, como agricultura, infraestrutura, recursos naturais, saúde, educação, entre outros”, ressalta a docente da UERR.