Ao todo, 2.585 inscritos no Vestibular 2023 da UERR (Universidade Estadual de Roraima) fizeram as provas, neste domingo, dia 23, em Boa Vista e em Rorainópolis. A instituição oferta 450 vagas para 15 cursos, com ingresso no primeiro semestre do ano que vem.
As provas foram aplicadas em quatro locais: em Boa Vista e no Campus da UERR em Rorainópolis. Os portões foram abertos às 8 horas e fechados às 9 horas, e os candidatos tiveram o período das 9 horas às 14 horas para responder 72 questões objetivas e escrever a redação.
Foi registrada abstenção de 16,53%, conforme a CPV (Comissão Permanente de Vestibular) da UERR. A presidente da CPV, Cristiani Dália de Mello, destacou o número de inscritos neste vestibular e os cursos oferecidos pela instituição.
“Na edição deste ano, tivemos 3.097 candidatos inscritos e estamos ofertando 15 cursos e 450 vagas. Dentre os cursos oferecidos, temos os de licenciatura, entre os quais, Química, Biologia, Letras e Pedagogia, e também os de bacharelado, entre eles os mais concorridos, Medicina, Direito, Ciência da Computação e Enfermagem”, frisou.
Ela ressaltou também os avanços alcançados pela UERR nos últimos anos. “Nós já oferecemos cursos de mestrado em Educação, em Agroecologia, em Segurança Pública, em Ciências e agora, em parceria com a CAPS, estamos oferecendo o mestrado em Filosofia. Ofertamos também cursos de especialização, e temos programas com a sociedade nas escolas. Além disso, em nosso quadro de professores a maioria já é doutor. Então a nossa universidade só prospera”, afirmou.
Outro diferencial da UERR é o oferecimento de cursos das áreas de meio ambiente e ciências agrárias no Campus de Rorainópolis. “O vestibular está sendo realizado também em Rorainópolis e temos dois cursos ativos lá, mais voltados para a área da terra, Agronomia e Engenharia Florestal. É um campus que prospera muito nessa área”, disse a presidente da CPV.
Vestibulandos falaram sobre as provas e sobre expectativas de sucesso
Lorrany Liandra dos Santos Rodrigues, de 19 anos, pretende cursar Educação Física. Ela considerou a prova um pouco difícil, porém revelou confiança no bom resultado. “A prova foi um pouquinho difícil, creio que até para quem estudou muito foi um pouco complicado, mas estou com a expectativa sempre lá em cima, a gente precisa sempre sonhar. Então espero passar e, se Deus quiser, entrar na faculdade ano que vem”, afirmou.
Anny Kamily Braga Galvão, de 19 anos, fez vestibular para Enfermagem. Ela já estuda em uma faculdade particular e espera conseguir a vaga na UERR. “A prova estava um pouco difícil, mas espero passar e estudar para ser uma futura enfermeira, trabalhar na área de que gosto, que é a saúde. Já estudo Enfermagem em uma faculdade só que lá é pago, e a gente tenta fazer o vestibular para conseguir uma vaga em uma instituição pública”, disse.
O jovem Adrian Felipe, de 17 anos, escolheu um dos cursos mais concorridos, Ciência da Computação, e está otimista quanto ao futuro. “Minha expectativa é que dê tudo certo. Espero conseguir uma boa nota e, mais pra frente, conseguir um bom emprego. Fiz Ciência da Computação que é uma área de que gosto bastante”, frisou.
RESULTADO
O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado ainda neste domingo. Já a divulgação do gabarito oficial ocorrerá no dia 4 de novembro. Das 450 vagas ofertadas, 40% são destinadas aos alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, 60% para ampla concorrência. Todos os 15 cursos oferecidos reservam 10% das vagas para as pessoas com deficiência.