Dados irão subsidiar decisões do Ministério Público Estadual sobre demandas geradas pelo desordenamento urbano da capital de Roraima
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) firmou convênio com o Ministério Público Estadual para auxiliar a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente nos trabalhos relacionados ao Inquérito Civil Público instaurado para apurar a ausência de políticas públicas sobre o ordenamento urbano de Boa Vista, em razão dos problemas de alagamentos. Uma comissão formada por três docentes do Colegiado de Ciências Agrárias do Campus de Rorainópolis analisou todo o processo, composto por quatro volumes que somam 788 páginas.
A parceria resultou no artigo intitulado “Levantamento de Dados Espaciais da Bacia do Rio Cauamé em Apoio ao Ministério Público Estadual no Inquérito Civil – Nº 025a/11/PJMA/2ºTIT/MP/RR”, escrito pelos professores doutores Robson Oliveira de Souza, Lúcio Keury Almeida Galdino e Paulo Eduardo Barni. O material foi publicado na Revista Ambiente – Gestão e Desenvolvimento – Número 01, Volume 15/2022 da UERR Edições, que está disponível gratuitamente para leitura e download no site edicoes.uerr.edu.br.
Segundo o professor Robson, o objetivo do estudo era verificar se o crescimento desordenado de Boa Vista é responsável pelos alagamentos nas áreas urbanas. “Tendo em vista a autorização para duplicação da ponte sobre o rio Cauamé, na BR-174, o Ministério Público necessita de informações qualificadas do local para o acompanhamento dos impactos das obras. Foram elaborados mapas de altitude da área estudada; definidas as Áreas de Preservação Permanentes do rio Cauamé e seus afluentes, em ambas as margens; mapeados estradas e carreadores”, detalha.
No relatório técnico entregue ao Ministério Público de Roraima a comissão formada pelos docentes da UERR sugere que o órgão recomende aos Poderes Públicos, Estadual e Municipal, proceder ao zoneamento das áreas alagáveis onde o rio Cauamé faz contato direto com os limites da expansão urbana de Boa Vista. “Pode-se evitar, assim, ocupações em áreas impróprias para ocupação, levando-se em consideração os riscos de inundação, com a chegada do inverno roraimense”, destaca.
Lançamentos UERR Edições
Além do artigo fruto do convênio entre a UERR e o Ministério Público Estadual, o Número 01, Volume 15/2022 da Revista Ambiente – Gestão e Desenvolvimento traz outros seis trabalhos nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Exatas e Agrárias, e Ciências Socialmente Aplicadas.
O segundo mais novo lançamento da UERR Edições é o dossiê temático “Caminhos para a Educação em Ciências e Matemática na Amazônia”. O material tem 12 artigos, que tratam, entre outros temas, dos obstáculos da educação escolar indígena, uso de tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19 e o ensino da Matemática e da Ciência.
Os trabalhos foram desenvolvidos por doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).