A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou na noite desta sexta-feira, 1º de julho, a Cerimônia do Vade Mecum, evento simbólico que marca o início do curso de Direito. Durante a solenidade, que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, os acadêmicos reforçaram o compromisso de exercer a Advocacia com ética e responsabilidade.
A Cerimônia reuniu os alunos que ingressaram na UERR este ano e na turma de 2021. Eles estavam acompanhados de familiares e amigos. Cada um recebeu de um padrinho o Vade Mecum, livro que abrange as principais legislações brasileiras e que é essencial durante a graduação e ao longo da carreira. Também participaram da confraternização professores do curso de Direito e o vice-reitor, Cláudio Travassos.
Em seu discurso, Travassos ressaltou que o curso de Direito da UERR possui uma excelente avaliação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), e adiantou as expectativas positivas em função dos investimentos no corpo docente. “Mais de 50% são doutores, e os demais estão em formação, gabaritando ainda mais o curso. Temos uma responsabilidade grande de manter o nível dos egressos”, disse.
O vice-reitor destacou ainda ser esse um dos cursos com menor índice de evasão da UERR, e complementou afirmando que a comemoração começa agora, com muito estudo. “Vocês fizeram uma das melhores escolhas da vida de vocês. Vamos fazer com que tenham a melhor formação em Direito do estado de Roraima”, concluiu.
O promotor do Ministério Público de Roraima, Luís Antônio Sousa, representou o colegiado de professores da UERR e também frisou os esforços empreendidos pela instituição para repassar a melhor qualidade de conteúdo. “Essa cerimônia inaugura uma etapa nova, um novo rito para o curso do Direito. Certamente a instituição vai trabalhar pela formação de vocês, dignifiquem isso sendo bons profissionais”, reforçou.
O egresso da UERR, advogado Ronnie Brito, mencionou o período da pandemia da Covid-19, em que houve o distanciamento social e em que aulas foram remotas, destacando a importância do evento, que de forma simbólica, celebra um retorno à normalidade. Ele também agradeceu à formação acadêmica na Universidade Estadual.
“Foi a instituição que me deu todo o pilar para a carreira que decidi seguir”, disse ao agradecer de forma especial os professores presentes. A formação do corpo docente da UERR foi ressaltada várias vezes por Brito. “Vocês estão bem amparados para ter uma boa formação. Aproveitem a instituição e esses momentos, aprendam com vontade. Querer ser um profissional competente também depende muito da gente”, salientou ao desejar sucesso aos novos acadêmicos.
O professor doutor Fernando Xavier, organizou essa primeira edição da entrega do Vade Mecum, e se dirigiu de maneira especial aos familiares dos estudantes. “É uma acolhida a esses jovens maravilhosos, que com muito empenho, mérito e esforço conseguiram ingressar em uma universidade pública, em um curso tão concorrido. A cerimônia foi pensada para proporcionar um momento de boas vindas a todos eles”.
Finalizou exaltando a importância do apoio das famílias. “É um momento também para os familiares celebrarem a conquista desses acadêmicos, e reforçar todo o orgulho e sentimento de alegria, tudo que sentiram quando tomaram conhecimento de que haviam sido aprovados. Além dos desafios próprios da universidade vão precisar do apoio de todos os membros da família”.