Lucas Portilho, do curso de Educação Física, está responsável por uma das atividades do VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
Lucas Portilho Nicoletti, professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), está coordenando uma das atividades do VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, evento que vai ocorrer na Universidade de Coimbra, em Portugal, de 11 a 13 de outubro. O edital para submissão de resumos está disponível no site www.cidhcoimbra.com.
O docente da UERR propôs o Simpósio “Direitos Humanos, Educação Física e Formação de Professores: Movimentos Sociais, Projetos Esportivos e Práticas Escolares” em parceria com o professor César Adriano Ribeiro Nunes, do Centro Universitário Padre Anchieta (Jundiaí/SP) e Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH).
“Os trabalhos submetidos devem dialogar com os direitos humanos. Podem ser relatos de experiência, de projetos esportivos existentes, de práticas escolares tanto dentro quanto fora das escolas. O tema é bem amplo”, detalha Nicoletti. As apresentações ocorrerão pela internet. Ao todo, o Congresso vai promover 128 Simpósios Temáticos, sendo 24 presencialmente e os demais de forma remota.
As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de junho, tanto para submissão de resumos quanto para a modalidade de participação como ouvinte. No site www.cidhcoimbra.com os interessados podem conferir os valores das taxas de inscrição e esclarecer outras dúvidas. Qualquer pessoa pode participar.
O Congresso tem a finalidade de estimular os debates sobre a importância da Educação em Direitos Humanos. “O objetivo é trazer os Direitos Humanos para dentro das escolas. Sempre relacionamos os Direitos Humanos às áreas do Direito e do Serviço Social, mas esse tema é transdisciplinar, deveria passar por todo o processo de formação dos indivíduos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior”, ressalta Nicoletti.