13.08.10
Vinte e um acadêmicos de Letras e professores da rede pública estadual participam até quarta-feira (18) de uma capacitação em leitura, escrita, oralidade e gramática. As atividades vão das 14h às 17h30 e fazem parte do Pibid-UERR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), iniciado em abril deste ano.
Bolsistas do projeto de Letras, os 18 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima e os três professores do ensino médio vão aplicar ainda neste semestre os conhecimentos adquiridos na capacitação. A intenção é que eles ajudem a desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos estudantes das escolas Gonçalves Dias, Antônio Carlos Natalino e América Sarmento
“Já foi realizado um diagnóstico nessas três escolas e um dos dados é que precisa ser feito com os alunos um trabalho mais intenso em leitura e escrita. Além disso, os acadêmicos da UERR vão trabalhar na rede estadual e eles precisam conhecer essa realidade”, afirma a professora Carmem Spotti, uma das responsáveis pelo projeto do Pibid na área de Letras.
No total, são 28 pessoas incluídas neste projeto: 18 acadêmicos e sete professores do curso de Letras da UERR, além de três educadores das escolas estaduais atendidas.
Pibid – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A intenção é fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Públicas de Ensino Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.
A UERR está desenvolvendo os projetos nas escolas Vanda da Silva Pinto, Vitória Mota Cruz, Gonçalves Dias, Antônio Carlos Natalino e América Sarmento. As atividades serão concluídas no final de 2011.