25.06.10
141 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima colaram grau nesta quinta-feira (24) à noite no Palácio da Cultura. Participaram da cerimônia dirigentes da UERR, o governador José de Anchieta, professores e familiares.
Os novos profissionais estudaram nos núcleos da UERR em Boa Vista, Iracema, Caracaraí e Normandia, onde concluíram os cursos de Segurança Pública, Física, Química, Matemática, Pedagogia, Administração e Turismo.
A oradora da turma foi Janecy Sales Lima, que cursou Pedagogia em Iracema. Em sua fala, destacou a importância do Governo Estadual promover a interiorização do ensino superior, permitindo que ela e seus colegas estudassem em seus municípios. Também agradeceu seus parentes, amigos e professores. “Não estamos aqui simplesmente para receber o título, mas sim para homenageá-los. Sem vocês, isto não seria possível”, disse.
“Nosso estado espera que cada um contribua para nosso desenvolvimento mútuo. Cada um de vocês, em sua comunidade, deve sentir-se responsável por essa transformação necessária ao crescimento individual, coletivo e de nosso Estado. Espero que a UERR, que é um coletivo de forças de docentes, corpo técnico e administrativo tenha auxiliado vocês a compreenderem o seu papel individual nesta transformação”, afirmou o reitor Nonato Vilarins.
O governador José de Anchieta afirmou que os investimentos na educação superior continuarão sendo feitos. “Faremos um grande esforço para trazer cursos de mestrado e doutorado que permitam continuar aperfeiçoando nossos profissionais”, disse.
OUTRAS FORMATURAS – A próxima colação de grau será realizada nesta sexta (25), em Alto Alegre, a 89 Km de Boa Vista, com 23 acadêmicos de Pedagogia. Na cidade, o Governo do Estado está construindo um novo prédio para a UERR. Mais moderno e espaçoso, o local permitirá melhorar a qualidade das aulas ministradas aos alunos daquela região.
Em julho serão realizadas outras duas formaturas: em Mucajaí, no dia 2 de julho, e em São João da Baliza, no dia 3 de julho. Nesta última colarão grau acadêmicos de São João, São Luiz do Anauá, Caroebe e Entre Rios.
AVANÇOS – Desde 2006, a UERR já formou mais de 1.500 profissionais de nível superior em todas as regiões de Roraima. A Instituição tem hoje mais de quatro mil alunos em doze dos quinze municípios, atingindo oitenta e cinco por cento do Estado. Mais de 400 alunos concluíram especialização nos cursos ofertados.
Uma das novidades de 2010 foi a criação do Programa Institucional de Iniciação Científica, que promove a interação docente/discente. A UERR e o Governo do Estado trabalham para consolidar a implantação da Universidade de Roraima. Exemplos disso são a conclusão da sede do Campus de São João da Baliza e as obras em andamento das unidades de Caracaraí e Alto Alegre.