O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e o Corpo de Bombeiros receberam nesta quarta-feira, dia 15, 75 protetores faciais para o combate ao coronavírus. Os equipamentos de proteção são produzidos por pesquisadores e voluntários, por meio do projeto Face Shield for Life 3D, coordenado em Roraima pela UERR.
Ao todo já foram produzidos e entregues 242 protetores faciais, que são EPIs (Equipamento de Proteção Individual) fundamentais para o trabalho dos profissionais da área de Saúde, que estão na linha de frente no combate à covid-19.
As entregas começaram no dia 31 de março e são feitas semanalmente. Já foram beneficiados a CASAI (Casa do Índio) com 13 protetores faciais, HGR com 70 (no total), maternidade Nossa Senhora de Nazaré com 15, o Hospital da Criança com 120 protetores (no total), o SAMU com 4 e os Bombeiros com 20.
O material é feito em impressoras 3D da UERR e também em equipamentos de voluntários de forma colaborativa, envolvendo profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.
Os protetores passam por um processo de desinfecção antes de serem utilizados pelos profissionais de Saúde.
A entrega de hoje para o HCSA foi feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vinícius Denardin Cardoso, e pela coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Rita de Cassia. Quem recebeu foi a bióloga Gisele de Oliveira, responsável pelo gerenciamento de resíduos de serviços de saúde do Hospital da Criança.
O projeto é desenvolvido na UERR pelo Labtema (Laboratório de Turismo, Ecologia e Meio Ambiente) e pelo Nupecem (Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática).
DOAÇÕES – Na UERR o projeto é coordenado pela professora Dra. Juliane Marques, do Curso de Ciências Biológicas. Ela diz que a população pode contribuir com a produção dos protetores faciais doando folhas de acetato, elásticos e sacos plásticos. Para doação, os interessados devem ligar para (95) 98119-3095.