26.03.10
A UERR (Universidade Estadual de Roraima) e a SEJUC (Secretaria da Justiça e Cidadania) firmaram hoje (26) um convênio para estágio que beneficiará diretamente acadêmicos dos cursos de Direito, Segurança Pública e Serviço Social. A medida vai proporcionar a complementação de ensino e aprendizagem de mais de 120 estudantes.
Para o reitor da Universidade Estadual, Nonato Vilarins, a iniciativa oferecerá a preparação do acadêmico, inserindo o estagiário em situações de trabalho. “esta é uma forma de contribuir com a formação dos futuros profissionais, dando oportunidade de atuação prática”, destacou Vilarins. Para Vilarins, a UERR e a SEJUC estão dando um grande exemplo de cidadania ao ampliar o atendimento aos apenados do Estado.
A mesma opinião tem o secretário da SEJUC, César Augusto dos Santos Rosa, que avalia de extrema importância o estágio para a complementação do ensino em atividades compatíveis com a formação profissional. “Será muito importante a assistência jurídica e social que ofereceremos aos apenados nas unidades prisionais”, disse.
A coordenadora do curso de Segurança Pública, Caroline Cattaneo, afirmou que o estágio se trata de um passo importante na vida acadêmica. “O profissional sai muito mais valorizado, pois, além do contato com pessoas que estão no exercício da profissão, os acadêmicos vivenciarão na prática o conteúdo que recebem em sala de aula”. Ela lembrou ainda o fato da UERR ser uma instituição de ensino superior pioneira ao implantar o curso de Segurança Pública, hoje recomendado aos Estados pelo Ministério da Justiça.
No estágio, os acadêmicos terão contato com juízes, promotores e advogados, entre outras autoridades. Na solenidade da assinatura do convênio, o reitor da UERR e o secretário de Justiça avaliaram como positiva a possibilidade de estender os estágios para acadêmicos de outros cursos, como Enfermagem e Administração.