Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UERR, bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), produziram dez microscópios artesanais para serem doados às escolas de Educação Básica da rede pública de ensino que participam do Programa.
Os microscópios foram construídos com materiais simples, de baixo custo e de fácil montagem, como capas acrílicas de CDs, barras de ferro com rosca, lanterna e lente de apontador a laser. A utilização do equipamento se dá com o apoio da câmera do celular.
Segundo a coordenadora de área do Pibid, professora Elaine Cristina Morari, “com o dispositivo móvel associado ao microscópio é possível ver detalhes de lâminas microscópicas e alguns elementos macroscópicos com maior resolução, como folhas, flores, insetos”.
A professora explicou ainda que a estrutura do microscópio permite o transporte a locais com poucos recursos e, por permitir a visualização de pequenas estruturas, diferentemente da observação a olho nu, acaba despertando o interesse do aluno.
“Esse tipo de material contribui para desenvolver o hábito da observação de objetos e fenômenos, próprio do fazer científico, bem como a construção da cultura digital no estudante da educação básica, tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular”, concluiu a coordenadora.
Reúso da água dos condicionadores de ar
A Universidade Estadual de Roraima desenvolve cinco projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (do Ministério da Educação) em diversas escolas da rede estadual de ensino, divididos entre os cursos de Educação Física, Geografia, Química, Biologia e Letras.
Em novembro, durante a realização da Feira Estadual de Ciências, a Fecirr, um dos projetos apoiados pelos bolsistas do Pibid foi o campeão na categoria Ensino Médio.
O projeto intitulado “Reúso da água dos condicionadores de ar para irrigação de hortas, jardins e limpeza da escola estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz”, recebeu apoio dos bolsistas durante sua execução e instalação na referida escola.
O sistema desenvolvido por eles na Jesus Nazareno recolhe, em média, cinco litros de água por hora, em cada central ar. Com isso, a horta da escola foi revitalizada e houve, segundo os organizadores, uma redução nos gastos com água que era utilizada para irrigação e limpeza do local.
O projeto de reúso teve a participação de dois programas do Pibid: Química e Biologia. Eles procuravam reativar a horta escolar buscando estratégias para garantir a sustentabilidade da produção.