Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da UERR desenvolvem um software de Realidade Virtual, em parceria com a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), para ajudar crianças em tratamento de saúde ou durante a realização de exames de sangue.
Com o aplicativo a criança entra em um mundo de fantasia e passa a interagir com uma enfermeira virtual. Além das boas-vindas “Vivis” explica para o paciente os motivos do procedimento médico, os equipamentos que serão utilizados e convida a criança para um “combate” às bactérias presentes naquela realidade.
O desenvolvimento do software surgiu da necessidade de oferecer maior conforto e entreter as crianças no momento da introdução de cateteres em suas veias, como também facilitar o trabalho dos profissionais da Saúde.
Os acadêmicos pesquisaram sobre o tema e buscaram a solução em forma de aplicativo. O segundo passo foi o desenvolvimento do software, descobrir quais ferramentas utilizar e de que maneira implementar esse ambiente virtualizado de forma agradável à criança durante o procedimento.
O projeto recebeu o nome de Vencture VR e teve como desenvolvedor Marlon Belo Marques, como modeladores Diego Severo e Silvano Santos, como animador Diego Severo, como engenheiro de software Bruno Guimarães, dublador Pâmella Thayanne, artista Rapha Porto e como idealizadora Viviane Reis.
O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e IOS e está disponível para download no Google Play e na App Store.
Parabéns, pela criatividade versus utilidade pública.