Alunos e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima tiveram um artigo científico aceito para publicação na Revista Rede Unida, que é indexada em seis bases de dados e tem Qualis B1 na área de Ensino.
O artigo é de autoria dos acadêmicos Ayrton Almeida, Karolyni Sanches, Ramyres Lopes e Mariana Oliveira, todos alunos do curso de Medicina, sob orientação do professor Dr. Loeste Arruda (do curso de Medicina e de Enfermagem), com co-orientação do Dr. Paulo Silva, professor do curso de Bacharelado em Enfermagem.
Segundo Ayrton Almeida, primeiro autor da produção, “essa publicação traz a nós, envolvidos na elaboração desse trabalho, uma satisfação imensa. Representa o nosso primeiro passo dentro do universo da pesquisa científica, o qual nos foi apresentado durante o primeiro semestre de curso. É engrandecedor poder contribuir socialmente com os resultados desse artigo e também levar o nome do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima para outras regiões do país”.
Para o professor Loeste Arruda, o aceite é um “forte incentivo para o delineamento de novas propostas de pesquisa com vistas à publicações, pois a pesquisa é condição fundamental para o fortalecimento da UERR e sua inserção no meio científico”.
Já o professor Paulo afirma que “inaugura-se cientificamente nesta instituição um novo tempo, representado por uma busca incessante de conhecimentos científicos que colocam em relevo o íntimo diálogo entre as disciplinas Enfermagem e Medicina”
Ele complementa afirmando que “produzir ciência nos obriga a olhar para os diversos contextos sociais em Saúde e a partir de investigações ‘in loco’ realizar intervenções que sejam capazes de modificar o atual panorama do estado de Roraima. Nessa perspectiva, os enfermeiros em formação, com o seu corpo docente, se apresentam como peças fundamentais para protagonizarem no plano científico e assistencial transformações que beneficiem a sociedade roraimense do hoje e do amanhã”.
Parabéns pelo seu esforço!