O trabalho científico intitulado “As portas de entrada da iniciação paralímpica brasileira”, do professor Vinícius Denardin Cardoso, do curso de Educação Física da UERR, foi premiado como um dos dez melhores trabalhos acadêmicos a serem apresentados no Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019 em Aracaju, Sergipe, que se realizará entre os dias 18 e 20 de julho.
O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem por objetivo disseminar o conhecimento sobre os esportes paralímpicos, com ênfase em alunos e jovens com deficiências, subsidiando os trabalhos desenvolvidos nas modalidades paralímpicas, estabelecendo as conexões necessárias entre o saber prático e o científico, vinculados à prática de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência.
O artigo científico do professor Vinícius teve o objetivo de descrever os programas de iniciação esportiva no esporte paralímpico brasileiro ao longo dos anos e associar aos casos de sucesso de atletas paralímpicos no País.
O professor destacou a importância da representação da UERR no cenário paralímpico nacional: “Através do conhecimento científico estamos firmando os laços institucionais entre UERR e Comitê Paralímpico Brasileiro. As constantes participações em congressos e eventos promovidos pelo CPB têm trazido frutos positivos para a instituição. Já temos um Termo de Cooperação firmado para realização do Festival Paralímpico em setembro e também estamos em tratativas para o financiamento de um projeto de extensão para o segundo semestre”.