Pela primeira vez a cidade de Boa Vista experimentou o “Gole da Ciência”. O evento tem o objetivo de divulgar e discutir a pesquisa científica de forma descontraída entre cientistas e sociedade.
O tema de ontem (11) foi a Paleobotânica, primorosamente apresentado pelas doutoras, Juliane Marques de Souza da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Elizete Celestino Holanda da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O evento aconteceu no Bar e Restaurante Marina Meu Caso, no bairro São Pedro, organizado pela turma do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas da UERR, sob a orientação da professora Flávia Antunes.
Este tipo de encontro de divulgação científica é denominado de Pint of Science. Teve início em 2012, na Inglaterra e rapidamente se espalhou pelo mundo. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo.
O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 85 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.
* Com informações da Pint of Science Festival