14.10.09
O Fórum realiza anualmente reuniões regionais com objetivos principais de proporcionar oportunidade de reflexão sobre os projetos pedagógicos em desenvolvimento nas Universidades brasileiras, melhorar o intercâmbio de informações entre as Instituições de Ensino Superior e fortalecer as relações entre estas entidades.
“Estes encontros constituem importantes momentos de reflexão. A proposta é contribuir para os avanços da educação através de alternativas que alavanquem o seu crescimento nas áreas da Pesquisa, Ensino e Extensão”, disse o reitor.
A abertura do Fórum Nacional será feita na noite desta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que falará sobre “A Interiorização do Ensino Superior”, proposta que a UERR vem desenvolvendo desde sua criação. “Expandimos a educação no Estado e agora vamos consolidar as estruturas criadas com investimentos têm sido relevantes”, disse o reitor ao citar como exemplo a construção do campus de São João da Baliza.
Presente em 12 municípios, a UERR é hoje um centro de referência no Ensino Superior em Roraima ao levar desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Estado.
Na programação do evento ainda serão discutidos temas como o acesso à Universidade através do Enem, a avaliação de cursos e o plano nacional de formação de professores da Educação Básica. A Abruem congrega 48 instituições de Ensino Superior de 22 Estados e promove através de uma discussão conjunta propostas de soluções para os problemas vivenciados pelas áreas acadêmicas das Universidades Brasileiras.