A linguista e professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima, Isabella Coutinho, lançou três livros didáticos, os primeiros totalmente voltados para o povo Ye’Kwana. Serão usados para ensino da língua nas escolas, uma realização inédita para este povo que passa a ter seu próprio material didático.
As obras fazem parte do Programa Saberes Indígenas na Escola, que é uma ação do Ministério da Educação, que vem apoiar o desenvolvimento de materiais didáticos para os povos indígenas, de acordo com as necessidades de cada povo.
Professores, lideranças e sábios conhecedores das culturas indígenas foram convidados a participar na elaboração deste material que atenderá uma demanda que é latente entre todos os povos indígenas brasileiros: livros didáticos que possam refletir as necessidades da língua e da cultura de cada povo.
O Saberes Indígenas na Escola Ye’kwana foi apoiado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pela Associação Wanaaseduume Ye’kwana. Os livros serão lançados oficialmente em uma Oficina na aldeia Fuduuwadunha, que acontecerá em dezembro deste ano. Nesta atividade, coordenada pela professora Isabella, os livros serão entregues para o povo Ye’kwana e os professores receberão treinamento para trabalhar com os materiais a partir do primeiro semestre de 2019.
O povo Ye’kwana é uma das etnias atendidas por este Programa em Roraima desde 2013, tendo suas atividades coordenadas pela linguista Isabella Coutinho. Ela estuda e trabalha com o povo Ye’kwana desde 2009, e coordenou a elaboração dos livros didáticos lançados pelo Programa. Esses são os primeiros materiais totalmente em Ye’kwana para ensino da língua nas escolas.
Os livros lançados são: de alfabetização em Língua Ye’kwana; outro voltado para ensino de língua Ye’kwana para 1º a 3º anos do Ensino Fundamental, e um livro para ensino de etnomatemática. Paralelamente a esses livros, os Ye’kwana também desenvolveram um material audiovisual composto por três filmes inteiramente produzido por eles.
Como posso adquirir, sou professora pesquisadora da UFRR.
Os livros não podem ser adquiridos porque foram feitos com verba pública. São livros didáticos com finalidade de uso exclusivo nas escolas Ye’kwana.
Parabéns professora! Que a sua iniciativa lhe renda muitos frutos.