Nesta terça-feira (18), às 14 horas, no auditório do Campus de Excelência Aplicada à Educação, o “Cine ConsCiência” exibirá o filme “A chegada”, de 2016, sob direção de Denis Villeneuve. Após a exibição acontecerá o debate “Quais os limites da linguagem humana? A linguagem como despertar da consciência diante dos limites do espaço/tempo”.
Os debatedores serão os professores do curso de Filosofia da UERR, Francisco Rafael Leidens e Elemar Kleber Favreto. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita no local do evento.
O Cine ConsCiência faz parte do Programa de Extensão “Um Olhar sobre o Século XXI: Contribuições da Filosofia e da Ciência para a Compreensão do Mundo Contemporâneo”.
No último encontro, realizado no dia 31 de agosto, no auditório do Campus Boa Vista, o Cine ConsCiência exibiu o documentário “Quem somos nós?”, de 2004, dirigido por William Arntz. Foi seguido do debate “Quem somos e de onde viemos?” proferido pelos professores Walter Eduardo Ferreira Parente (Física) e Rafael Parente Ferreira Dias (Filosofia).
O programa tem por objetivo fomentar a discussão filosófica e científica sobre os acontecimentos e as mudanças do século XXI, principalmente quanto aos avanços científicos e tecnológicos, bem como ao cenário político, econômico e social do Brasil e do mundo.
Serão desenvolvidos eventos que ocorrerão no Campus de Excelência Aplicada à Educação, no Campus Boa Vista, nas escolas públicas do Estado de Roraima e em outros espaços públicos, no decorrer dos anos de 2018 e 2019.
A realização do programa se dá por meio do Núcleo de Pesquisas em Engenharia Física e Astrofísica (NUPEFA) e da Escola Amazônica de Filosofia (EAF), em parceria com os cursos de licenciatura em Filosofia e Física, com o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e o Núcleo de Estudos sobre a Violência (NEV).
O Coordenador Geral do evento é o professor Elemar Kleber Favreto, professor do curso de Filosofia, Coordenador do NUPEFA e atual Vice-Reitor da UERR.