Os acadêmicos do curso de Enfermagem da UERR (Universidade Estadual de Roraima) vão produzir uma cartilha sobre prevenção de doenças e promoção da saúde. O material será destinado aos grupos sociais minoritários.
Antes da cartilha, este projeto de extensão prevê a identificação, por meio de um levantamento nos bairros de Boa Vista, do uso das Unidades Básicas de Saúde pelos grupos sociais e como os integrantes destes grupos entendem o processo saúde/doença.
O projeto, que tem como título “Grupos sociais e Atenção Básica em Boa Vista: Percepções da clientela sobre necessidades de saúde”, é coordenado pelo professor Bruno Miranda da Rocha, do curso de Enfermagem da UERR.
“Nossos alunos terão uma experiência prática que exigirá deles uma visão técnica e humanizada. Temos como base, pra realização do projeto, os Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nos direitos de grupos minoritários como saúde indígena, profissionais do sexo, população ribeirinha, afrodescendentes, LGBT, usuários de drogas, quilombolas, moradores de rua, adolescentes, imigrantes”, elencou o professor.