O turismo em terras indígenas e as alternativas de desenvolvimento das comunidades tradicionais serão discutidos de 23 e 25 de maio, em forma de oficinas, em evento promovido pela Secretaria de Estado do Índio de Roraima (SEI/RR).
Nos dias 23 e 24 o evento acontecerá no Auditório Alexandre Borges (UFRR), das 8 às 18 horas. Já no dia 25 de maio acontecerá nas imediações da Secretaria de Estado do Índio, localizado no Parque Anauá, das 8 às 12 horas.
A Universidade Estadual de Roraima, por meio do curso de Bacharelado em Turismo, realizará as ações do evento em parceria com a SEI. Os professores e alunos que compõem a equipe de trabalho farão palestras sobre o turismo em terras indígenas além de propor debates sobre a importância da Instrução Normativa Nº003 da FUNAI, que estabelece as condições para a realização do turismo em terras indígenas.
Além disso, os acadêmicos do curso aplicarão uma metodologia própria visando a construção de diretrizes para o planejamento participativo do turismo em terras indígenas de Roraima.
As entidades convidadas para debater são a UFRR, IFRR, FUNAI, Ministério Público Federal e Ministério do Turismo. Todas as etnias e lideranças indígenas do Estado também foram convidadas para participar do evento e expor seus pontos de vista a respeito do turismo.
De acordo com o professor Bruno Dantas Muniz de Brito, coordenador do curso de Turismo, o momento é de discutir a respeito dos diversos pontos de vista existentes sobre o turismo, identificar os gargalos vividos por todos e que embaraçam a atuação do turismo no estado.
“É momento de propor alternativas para que a atividade possa servir como uma oportunidade de desenvolvimento local. Precisamos respeitar o tempo das comunidades e entender que não é o mesmo tempo do turismo, mas que isso precisa ser bem argumentado para que a visitação naquelas terras se torne uma franca realidade e vetor de desenvolvimento para todos e, consequentemente, para todo Estado de Roraima”, constatou o professor Bruno.