A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida a comunidade em geral para participar da palestra de conscientização do combate à malária. O evento acontecerá nesta quarta-feira (25), no auditório Amarildo Batista, campus Boa Vista, das 16 às 18 horas.
Instituído pela Assembleia Mundial da Saúde, órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2007, o Dia Mundial de Combate à Malária (25 de abril) tinha como objetivo erradicar a doença até 2015. No Brasil a malária representa um grande problema de saúde pública para a Região amazônica, onde se concentram 97% dos casos.
Distribuída de forma desigual, em todos os estados amazônicos, a malária apresenta-se mais intensa em espaços habitados pelo homem, desfavorecidos de saneamento básico, saúde e educação.
Roraima, no ano de 2017, notificou no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP-Malária), um total de exames positivos de 14.075 casos, contra 8.969 do ano anterior, representando um aumento de 56,9%.
Segundo as autoridades locais de Saúde, o aumento se deve a imigração venezuelana, com a busca de diagnóstico e tratamento, sobrecarregando principalmente os municípios de Pacaraima e a capital Boa Vista.