Professores da Universidade Estadual de Roraima, do campus Rorainópolis, participaram ontem (4) da palestra “Metacognição na perspectiva do Ensino Superior” e de uma oficina pedagógica sobre como aprendemos.
Foram trabalhadas com os professores estratégias cognitivas de forma a ampliar, não apenas o autoconceito, mas ainda o autoconhecimento dos discentes e seus processos cognitivos. Outra abordagem foi o desenvolvimento da habilidade metacognitiva, tendo em vista o acompanhamento desse processo a fim de transformá-lo num método eficaz, visando a solução do trabalho acadêmico.
A palestra e a oficina foram ministradas pela chefe do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), a psicopedagoga Jussara Barbosa da Silveira e pela pedagoga Euflozina Moraes de Souza.
Com o trabalho feito com os professores, segundo Jussara, possibilitará a “formação de acadêmicos críticos e participativos, que venham a desenvolver estratégias de aprendizagem cognitiva, metacognitiva e de planejamento, de modo integrado e pró-ativo, contribuindo assim para o crescimento profissional e social”.
A Metacognição é a habilidade de refletir sobre uma determinada tarefa ou situação como ler, calcular, pensar, tomar uma decisão, podendo sozinho selecionar e usar o melhor método para resolver essa tarefa.