Realizada na manhã de hoje (27), no IFRR (Instituto federal de Roraima), a palestra “Transtorno do espectro autista numa perspectiva neurobiológica e psicopedagógica”, promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril).
O ciclo de palestras, ministradas pela psicopedagoga e diretora do NAI, Jussara Barbosa da Silveira, seguirá até a próxima semana, atendendo escolas da rede pública de ensino.
Na quarta-feira (28) a palestra será às 10 horas, na Escola Raimundo Carlos Rodrigues, no Tancredo Neves. No dia dois de abril, às 18h30, acontecerá na Escola Arco-Íris. No dia três, às 18 horas, será na Escola Carlos Drummond, e finalizando o ciclo, no dia cinco, às 18h30, na Escola Luiz Canará.
A palestra levará, além de informações sobre o autismo, formas de detecção para que se encaminhe o indivíduo para a estimulação precoce, que é um tratamento realizado na rede pública ou privada de saúde. “Quanto mais cedo for encaminhado, melhor será seu desempenho, evolução e adaptabilidade à vida adulta”, afirmou Jussara.
Segundo a psicopedagoga, a cada 68 crianças que nascem, uma apresenta espetro do autismo, com dificuldades de interação social, de comunicação, comportamento repetitivo e interesses restritos, podendo também apresentar sensibilidades sensoriais. Diz ainda que 70% dos autistas apresentam deficiência intelectual, 20% são sintomas leves e apenas 10% apresentam excelentes habilidades intelectuais.