21.02.13
A Universidade Estadual de Roraima realiza neste sábado a primeira aula magna da história brasileira em uma comunidade indígena. O evento terá uma palestra, em língua nativa, do tuxaua macuxi Jonas Marcolino e começa às 16h, em Vista Alegre, a 80 km de Boa Vista, na terra indígena São Marcos.
Entrevista coletiva de hoje sobre a aula magna do semestre 2013.1 da UERR: da esquerda para a direita: Marcilio Reinaux, presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo; Jonas Marcolino, palestrante da aula e tuxaua da comunidade do Contão; governador José de Anchieta e reitor Hamilton Gondim
Na comunidade a UERR implantou este semestre uma turma do curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Durante entrevista coletiva nesta quinta (21), o governador José de Anchieta destacou a importância simbólica da ação. Conforme disse, cinco séculos depois da chegada dos portugueses ao que hoje é Brasil, os indígenas serão os principais protagonistas de um momento especial para a sua história.
“Esta aula é uma demonstração para a sociedade roraimense, brasileira e mundial do carinho e do respeito que o Estado de Roraima tem pelos indígenas”, disse Anchieta, que é chanceler da universidade, acrescentando que das cerca de 400 escolas estaduais, a metade está em áreas indígenas. “Investimos o que podemos nestas regiões, dentro das nossas condições, por entender que é importante tanto a preservação de seus costumes como o reforço da presença do estado”.
O reitor Hamilton Gondim explicou que a iniciativa de levar cursos de graduação a comunidades indígenas faz parte da política governamental de interiorização do ensino superior e qualificação dos profissionais do estado. A UERR está presente hoje em 16 localidades além de Boa Vista, incluindo as comunidades de Surumu e Contão, na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, onde oferta Pedagogia e também Ciências da Natureza e Matemática.
“A Universidade Estadual vai ao encontro de nosso povo. Não queremos ofertar cursos para indígenas e ribeirinhos nas capitais. Depois que estão aqui, eles não voltam mais. Estamos oferecendo esses cursos para formação de professores nas próprias comunidades como forma de garantir melhor qualidade de ensino para essas parcelas da sociedade”, afirmou o reitor.
O índio macuxi Jonas Marcolino será o responsável pela aula de abertura do semestre 2013.1 da UERR. Ele é tuxaua da comunidade do Contão, bacharel em direito e vice-prefeito de Pacaraima. Conforme disse, o governo de Roraima, ao levar ensino superior e realizar a aula magna em terras indígenas, está construindo um capítulo importante na história das relações entre índio e não índios. “Esta é uma fase importante na construção do capital intelectual que Roraima precisa para se fortalecer”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO – As atividades esportivas em Vista Alegre começam às 8h de sábado, com torneio de futebol soçaite, corrida de toras e tiro ao alvo com arco e flecha. A aula magna começa às 16h, com foco na valorização das tradições indígenas. Na abertura haverá uma cerimônia de pajelança e dança das etnias Yanomami e Macuxi. Representantes de todas as etnias do Estado confirmaram presenta no evento, incluindo o líder yanomami Davi Kopenawa.