07.11.12
Uma reunião na manhã de quarta-feira (dia 7) definiu a instalação do Cepe (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) na Universidade Estadual de Roraima. O Cepe passa a ser o órgão central da UERR para atuar em questões de supervisão de ensino, de pesquisa e de extensão, com funções deliberativas e consultivas. E integra, junto ao Conuni (Conselho Universitário), a administração superior da UERR.
O Conselho é presidido pelo reitor e tem em sua composição a vice-reitora, os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores de área e de curso, além de representantes do corpo docente, discente e técnico administrativo. De acordo com a Lei Complementar 091/2005, que criou a UERR, o Cepe e o Conuni integram a administração superior da instituição. O que os diferencia é o âmbito de sua atuação.
Nildete Melo, pró-reitora de Ensino da UERR, destaca que muitas questões antes tratadas pelo Conuni passarão à esfera de atuação do Cepe. “O Conselho vai dar um perfil acadêmico às decisões relacionadas a ensino, pesquisa e extensão”, frisa Nildete. Para Ivanise Rizzati, pró-reitora de Pesquisa, o conselho também vai incentivar a pesquisa e ampliar a divulgação dos resultados.
O regimento do Cepe será elaborado por uma comissão formada pelos coordenadores de área. Os prazos ainda serão definidos pelo grupo. Outro passo previsto ainda em 2012 é a eleição dos representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo. O edital deve ser lançado no próximo dia 12, abrindo inscrições até o dia 23 de novembro e agendando a eleição para o dia 30 deste mês. A próxima reunião do Cepe deve coincidir com a posse dos representantes e com a votação do regimento.