19.10.12
A programação da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima termina neste sábado (20), com o encerramento da XX Feira de Ciências, às 18h, no Forródromo do Parque Anauá. 33 escolas públicas e particulares de Boa Vista, Iracema, Bonfim, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis participam com 123 trabalhos apresentados por mais de mais de mil alunos da educação básica.
As escolas estão apresentando trabalhos abordandos casos de poluição ambiental, reutilização de equipamentos, energias alternativas, cultura indígena, literatura e produção audiovisual. Todos atendem ao tema da Semana: sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde.
Além da feira está sendo realizada a II Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o III Torneio Estadual de Robótica Educacional. O evento é organizado pela Universidade Estadual de Roraima em parceria com o Governo Federal, SECD, UFRR, Inpa e Exército. A programação começa às 9h e vai até a noite, quando serão divulgados os melhores trabalhos.
Acadêmicos dos cursos de Química, Física e Biologia da UERR estão apresentando no Espaço Ciência projetos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O Espaço Ciência foi montado no Museu Integrado de Roraima, que oferece visitas guiadas pelo circuito expositivo de longa duração nos três dias de evento.
Durante todo o dia estará no parque Anauá a Biblioteca Itinerante Barca das Letras,uma ação do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, criado pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, que desde 2008, vem contribuindo para a formação do novo cidadão de comunidades tradicionais/originárias da Amazônia ao Chuí. O ônibus do BiblioSesc também estará presente.
Às 16h começa o II Encontro de Cordelistas de Roraima, uma ação feita em parceria com o Coletivo Arteliteratura Caimbé. Escritores de literatura de cordel, repentistas e apaixonados por todos os tipos de poesia estão convidados para um grande sarau. Os microfones da feira serão disponibilizados para todas as pessoas que queiram declamar poesias próprias ou de outros autores.
Depois dos cordelistas, será a vez da turma do coletivo de hip hop ABankaToda mandar as suas rimas na feira. Confirmaram presença o grupos Gang do Rap e The Kings, além dos MCs HD, Mentor, Smoke, WJ e Mano Rafa. Enquanto estiverem no palco, os grafiteiros Snake e HD vão pintar telas abordando a temática da feira: sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. Na sequência, será a vez da música erudita, apresentada ao público pela Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música.