10.09.12
A Universidade Estadual de Roraima realiza no próximo sábado, 15 de setembro, o I Seminário em Gestão Pública e Sustentabilidade Municipal em Caracaraí: Ações, Estratégias e Governança Socioambiental. O público-alvo da atividade são os candidatos a prefeito, a vereador, lideranças partidárias, gestores municipais atuais, secretários municipais, representantes de instituições e organizações, professores e acadêmicos. A atividade é gratuita e acontecerá das 8h30 às 12h30 no auditório da UERR naquele município.
As inscrições podem ser feitas na manhã do evento, das 8h às 8h30. Interessados podem entrar antecipadamente em contato pelos telefones 9159 7517, 8803-5006, 8102-4605 ou 8409-9862.
O seminário faz parte do projeto Por Uma Sustentabilidade Urbana em Roraima, idealizado pelo professor doutor Ismar Borges de Lima, coordenador do curso de Turismo da UERR, com o apoio da professora mestre Ana Luíza Wellen, da UERR Rorainópolis, e a especialista Suzi Kerli Lopes, da UERR Iracema. Todos são integrantes do MultiAmazon/UERR (Laboratório Multidisciplinar em Planejamento Regional, Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Setentrional).
O objetivo é tentar esclarecer e encorajar uma gestão pública dos municípios roraimenses focada nos princípios da sustentabilidade urbana, obtendo vantagens coletivas para a população local e para o meio ambiente. De acordo com o professor Ismar Borges, o princípio norteador do seminário é ‘pequenas ações, grandes mudanças, somando esforços com os gestores e legisladores locais’.
O Seminário é composto de oito módulos principais que são estruturados no formato de interações dialógicas com os participantes, visando à conscientização sobre sustentabilidade urbana. Metodologicamente utiliza-se a plataforma, ferramentas e alguns indicadores do websítio ‘Cidades Sustentáveis’, um projeto que está sendo realizado pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e o Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
Quatro cidades de Roraima foram escolhidas para a realização dos seminários: Caracaraí, Rorainópolis, Iracema, e Mucajaí. A intenção não é ser uma extensão do debate político nas campanhas eleitorais, mas uma oportunidade de interação construtiva e de aprendizado coletivo, tanto para os participantes quanto para os organizadores e professores colaboradores. O seminário está sendo realizado por meio de contribuição voluntária dos docentes da UERR na forma de extensão segmentada para conscientização e capacitação. É um programa de interesse coletivo, aberto e democrático que tenta a melhoria do meio ambiente urbano e natural nas cidades e nos espaços territoriais de seus entorno.
Baixe o folheto da programação AQUI .