26.06.12
A Universidade Estadual de Roraima fará no próximo domingo, 1 de julho, as provas do vestibular 2012.2. Foram ofertadas 881 vagas para 17 cursos nas cidades de Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis, as vilas Truaru (Boa Vista) e Felix Pinto (Cantá) e a comunidade Surumu (área indígena Raposa-Serra do Sol). Neste ano, o acesso aos cursos da UERR será disputado em duas modalidades: vestibular tradicional, com prova de conhecimentos e redação, e por meio de análise do histórico escolar do ensino médio.
Os locais de prova e a concorrência por curso estão disponíveis no site www.uerr.edu.br, link Vestibular . 3.986 pessoas se inscreveram no vestibular tradicional e 1.405 vão disputar as vagas ofertadas para a análise do histórico escolar, totalizando 5.391 candidatos.
As vagas do vestibular 2012.2 estão divididas entre os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências da Natureza e Matemática (ênfase em matemática e física), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Florestal, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Segurança Pública e Sociologia.
A Universidade oferta pela primeira vez vagas para os moradores das regiões do Truaru e da vila Felix Pinto, respectivamente nas zonas rurais de Boa Vista e Cantá. A licenciatura em Pedagogia será ministrada em módulos, perrmitindo que a população tenha acesso ao ensino superior sem prejudicar suas atividades rotineiras. O mesmo se aplica ao curso de Ciências da Natureza e Matemática, oferecido para a comunidade do Surumu, onde a UERR já ministra o curso de Pedagogia há dois semestres.
As provas serão realizadas das 8h às 12h. Caso algum candidato não encontre seu nome na relação publicada pela Comissão Permanente de Concursos, deve dirigir-se à unidade mais próxima da UERR ou ligar para 2121 0931. É necessário apresentar o comprovante de pagamento.
INGRESSO – As vagas serão preenchidas de acordo com os seguintes percentuais: 70% para ingresso por meio da Modalidade de Vestibular Tradicional (Prova Objetiva e Redação) e 30% para a Modalidade de Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio (cursado todo no estado de Roraima, seja em instituições ligadas ao sistema público das esferas federal, estadual ou municipal). A seleção nesta modalidade será feita aplicando-se a média aritmética simples. Isto é, a soma de todas as notas constantes no histórico dividida pela quantidade das disciplinas.
O ingresso de candidatos apenas com a análise do histórico escolar do ensino Médio é uma novidade implantada pela UERR para valorizar o ensino público de Roraima. A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário da instituição e pretende servir como estímulo para os bons estudantes e para os professores, que passam a ter o seu empenho reconhecido, independentemente do vestibular. A Universidade pretende aumentar progressivamente o percentual para ingressos por melhor histórico.
LEMBRETES EXTRAÍDOS DO EDITAL PARA QUEM VAI FAZER O VESTIBULAR:
8. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
8.1. As provas serão realizadas no dia 01 de julho de 2012, no horário das 8h às 12h (horário local), concomitantemente, nos municípios previstos no item 2 deste Edital.
8.1.1. Os locais de provas (salas) serão informados através do site www.uerr.edu.br no link Vestibular bem como nos murais da UERR e nos Campi da UERR no interior.
8.2. O candidato deverá chegar ao local de realização das provas, no mínimo, uma hora antes do horário marcado para seu início.
8.3. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que bem o identifique, tais como: Carteira de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Policia Militar; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com foto);Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Expedida por Órgãos e Conselhos que, por força de lei federal, tenham valor de documento de identidade.
8.3.1. Caso o candidato não apresente, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, com validade de até 90 dias;
8.3.2. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original ou documento conforme disposto no subitem 8.3.1 estará automaticamente excluído do processo seletivo.
8.4. O Candidato deverá transcrever com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas da Prova Objetiva para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento do Cartão de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no Caderno de Provas. Em hipótese alguma haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.
8.5. É de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão de Respostas. Serão consideradas marcações incorretas as que
estiverem em desacordo com este ato convocatório e com as instruções contidas no Caderno de Provas, tais como: dupla marcação, marcação rasurada, emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.
8.6. Não será permitido que as marcações no Cartão de Respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato com deficiência, se a referida necessidade
comprovadamente impossibilitar a marcação pelo próprio candidato. Neste caso, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente credenciado pela UERR.
8.8. O candidato somente poderá ausentar-se da sala de provas após decorrida 1h (uma hora) do seu início.
8.8.1. Só será permitido ao candidato levar o caderno de provas após decorridas 3h (três horas) do seu início.
9 – DA CORREÇÃO DAS PROVAS
9.1 Será primeiramente corrigida a prova objetiva.
9.2 Só serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados na prova objetiva, de acordo com o item 7.5. deste Edital.
9.3 Na prova discursiva será desclassificado o candidato que descumprir o item 7.4.1 deste edital
9.4 A prova objetiva terá a seguinte pontuação:
Língua Portuguesa (14 pontos);
Língua estrangeira (8 pontos);
Matemática (8 pontos);
Química (8 pontos);
Física (8 pontos);
Ciências Biológic
as (8 pontos);
História (8 pontos);
Geografia (8 pontos).
9.5 A prova de Redação valerá 30,00 (trinta) pontos para todos os cursos.
9.6 A correção da Prova de Redação será efetuada considerando os aspectos abaixo:
a) gênero: dissertativo;
b) extensão do texto: mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas;
c) pontuação e critérios para correção:
C.1 Estrutura: 3,00 (três) pontos
C.2 Ortografia, Acentuação e pontuação: 3,00 (três) pontos
C.3 Sintaxe: 6,00 (seis) pontos
C.4 Coesão e Coerência: 6,00 (seis) pontos
C.5 Conteúdo (Profundidade e Reflexão): 12,00 (doze pontos)
14.4. No dia das provas, o candidato deverá trazer:
14.4.1. Documento de identidade original apresentado no ato de inscrição. Em caso de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento de registro de ocorrência em órgão policial,com validade de até 90 dias;
14.4.2. Caneta esferográfica de tinta preta ou azul.