Pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima e da Universidade de Toronto (Canadá) realizaram um “Diagnóstico Sociolinguístico da Região Multilíngue da Serra da Lua”, em Roraima, entre os dias 4 e 6 de setembro.
O objetivo do projeto é realizar um estudo qualitativo sobre o multilinguismo em algumas comunidades indígenas na Região Serra da Lua.
Os dados coletados serão organizados e analisados, dando origem a um documento técnico com as informações obtidas nas entrevistas.
“Este documento auxiliará na compreensão da região e possibilitará a elaboração de políticas públicas para o ensino de línguas nas escolas da região ao oferecer um panorama linguístico das necessidades dos seus falantes”, disse a pesquisadora da UERR e coordenadora do projeto, Isabella Coutinho.
Durante a viagem foram entrevistados falantes de Macuxi ou Wapichana que são também falantes de Inglês. As perguntas, realizadas pelos pesquisadores, tinham como foco o uso das línguas faladas pelos consultores, bem como o contexto de uso (familiar, profissional), local de uso, perspectivas de uso e local de aprendizagem.
Isabella Coutinho é professora do curso de Letras da UERR e doutoranda em Linguística pela UFRJ. Seu trabalho está sendo desenvolvido em parceria a professora Suzi Lima (Universidade de Toronto / UFRJ). Colaboraram também os professores Celino Raposo (Macuxi) e Geraldo Douglas (Wapichana), além da pesquisadora canadense Vidhya Elango.