19.01.2009
O Reitor da UERR, Nonato Vilarins, esteve na última semana em visita às unidades de ensino da universidade no sul do estado.
O Deputado Federal Luciano Castro, que muito tem contribuído para a obtenção de emendas parlamentares com o objetivo de desenvolver as atividades da UERR, também acompanhou a visita.
A interiorização do ensino é um dos grandes desafios propostos pela UERR. É uma forma de reconhecer as potencialidades locais, dando oportunidade aos moradores de regiões mais afastadas da capital, de ingressar no ensino superior. Diante desta visão de levar educação às comunidades mais distantes, a Universidade Estadual está presente hoje em 15 localidades do estado.
No sul de Roraima, na região de Entre Rios funciona uma sala descentralizada com o curso de Pedagogia. No município de Caroebe, o núcleo da Universidade Estadual oferece também o curso de Pedagogia. O campus de São João da Baliza oferta os cursos de Administração Engenharia Florestal, Matemática, Sociologia, Pedagogia, Química e Letras. No núcleo de São Luiz do Anauá a UERR mantém os cursos de Ciências Contábeis, História e Pedagogia.
Em São João da Baliza, as obras do campus da UERR no município devem ser concluídas no fim deste primeiro semestre. A unidade terá capacidade para 1200 alunos. “A obra da campus de São João da Baliza será um marco na educação do município e do estado”, disse o prefeito de São João, Chico Maia.
A parceria com as prefeituras é outro ponto a favor da educação no sul do estado. Durante a visita, o Reitor Nonato Vilarins, firmou convênios de cooperação técnica com os municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis. “Estes convênios fazem parte da política da UERR de cada vez mais contribuir com o desenvolvimento dos municípios”, disse o Reitor. “Estamos oferecendo nossos pesquisadores, a preparação de mão-de-obra, conhecimento técnico para o crescimento intelectual das regiões”, acrescentou Nonato Vilarins. Convênios semelhantes já foram firmados com outros municípios, a exemplo de Pacaraima e Normandia, agora os benefícios podem ser ampliados para as demais localidades. “Com certeza acreditamos muito na cooperação da UERR no desenvolvimento do nosso município”, destacou Arnaldo Muniz, prefeito do município de Caroebe.