Teve início na noite de ontem (8), no auditório da UERR, o 4º Congresso de Direito Constitucional do Estado de Roraima. O evento, que segue até sexta-feira (12), é promovido pela coordenação do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (CCD/UERR) e pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Roraima (ICJ/UFRR).
A palestra de abertura foi proferida pelo professor e promotor de Justiça, Márcio Rosa, e teve como tema “O direito Constitucional e a possibilidade do reconhecimento de sistemas de Justiça indígenas”.
Márcio Rosa é promotor desde 1998; é graduado em Direito pelo Centro Universitário FIEO; mestre em Direito Ambiental pela UFRR e UEA; doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco; e é professor de Direito na UFRR e na Faculdade Cathedral.
Participaram da cerimônia de abertura o reitor da UERR, Regys Freitas; o reitor em exercício da UFRR, professor Américo Lyra Júnior; a professora Teresa dos Anjos, diretora do Instituto de Ciências Jurídicas da UFRR; o professor Emanoel Maciel, coordenador do curso de Direito da UERR; a professora Lívia Dutra Barreto, coordenadora do curso de Direito da UFRR; e a professora Ana Paula Joaquim, coordenadora do evento pela UERR.
O Congresso tem a finalidade de refinar o debate constitucional no Estado de Roraima, de modo que este venha a adquirir objetividade e profundidade teórica.
Foram definidas duas linhas de pesquisa relacionadas ao tema, registradas nos grupos de pesquisa das instituições organizadoras (NEPDIP/UERR e NEPOT/UFRR).
As linhas de pesquisa do Congresso são: Debates contemporâneos sobre teoria constitucional; Hermenêutica Constitucional; Aspectos constitucionais da teoria do processo; Jurisdição constitucional e efetividade dos direitos fundamentais; Judicialização da política e ativismo congressual; Temas emergentes de direito civil-constitucional; Constitucionalismo, supranacionalidade e constitucionalização do direito internacional; Direito das pessoas em movimento (imigrantes e refugiados), pluralismo e democracia; Abordagens sociológicas, antropológicas e filosóficas do Direito Constitucional.
Veja a programação na página do evento: https://uerr.edu.br/cdcrr/