25.11.08
Acadêmicos do 3º semestre de ciências biológicas da Universidade Estadual de Roraima promovem nesta terça-feira (25), às 14h no auditório da instituição, uma série de atividades tendo o lixo como tema central. Para os estudantes, o processo de evolução da sociedade leva ao exercício de três palavras, consideradas, imprescindíveis na discussão atual sobre meio ambiente: Reutilizar, reaproveitar e reciclar.
Na programação, a primeira atividade é uma palestra sobre a origem, os problemas e o que podemos fazer para aproveitar boa parte daquilo que jogamos fora. “Nós queremos conscientizar as pessoas sobre como reutilizar, reaproveitar e reciclar o nosso lixo”, disse a acadêmica Josimara Matias.
Na seqüência, uma encenação teatral. A peça “Do lixo ao luxo” reunirá 10 alunos na interpretação cômica de uma família tipicamente consumista, incapaz de entender a importância da reciclagem, o texto foi produzido pelos próprios acadêmicos. “A idéia de realizar a peça começou no 1º semestre quando desenvolvemos um trabalho de pesquisa no aterro sanitário. Desde lá apostamos na proposta de conscientizarmos a sociedade sobre como reaproveitar o lixo. Porque nem tudo que jogamos fora não serve pra mais nada”, explicou a diretora da peça, a aluna Ediléia Araújo. A peça terá ainda uma reapresentação às 20h. O ingresso para acompanhar “Do lixo ao luxo” será um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados às famílias pobres do bairro São Bento.
Enquanto os atores ocupam o palco, do lado de fora do auditório será montada uma exposição com vários materiais reciclados. Os acadêmicos criarão um ambiente escolar feito com produtos reaproveitados, incluindo uma brinquedoteca feita com garrafas plásticas. Além da apresentação dos materiais, os alunos ensinarão técnicas de compostagem e jardinagem orgânica, tudo feito com lixo.