O 5º Fórum de Negócios do Mercosul, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2015, em Boa Vista, terá um painel sobre Integração Científica e passa a contar com o apoio institucional da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade de Haifa (Israel).
Um dos temas a ser debatido é a integração científica e como ela se dará nos próximos anos. Os palestrantes confirmados para o Painel 3 são: Wesley Gonçalves, secretário adjunto do Centro de Geotecnologia, Cartografia e Planejamento Territorial; Heleno Ferreira, gerente de projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, representante do Programa Amazônia Conectada, do Exército Brasileiro e como moderador Vitor Kurahayashi, presidente do PMI/AM. Serão discutidos: Mapeamento Sistemático de Roraima e Programa Amazônia Conectada.
O público presente conhecerá o produto cartográfico de Roraima. A base cartográfica do Estado, na escala de 1 para 100 mil, que fornece subsídios, seja para iniciativa privada ou para a administração pública, de maneira a elaborar políticas para o desenvolvimento regional.
O Programa Amazônia Conectada oferecerá para a população do interior do Estado do Amazonas uma série de serviços de rede de dados com a mesma qualidade da Capital (Manaus), como a Internet, Telemedicina, Universidade à distância, interconexão entre Saúde, Segurança Pública, Trânsito e Turismo.
O Professor Wanderley Gurgel, da Universidade Estadual de Roraima, mestre em Antropologia Social e professor do Curso de Licenciatura em Sociologia da UERR, atualmente Diretor de Integração Multicampi da Pró-reitoria de Extensão da UERR, diz: “A viabilidade de uma sociedade torna-se possível quando há correspondência equitativa entre desenvolvimento econômico e social. Mesmo que a cadeia produtiva esteja planejada e o capital de investimento, assegurado, sem uma sólida e eficiente formação do corpo técnico e operacional que a implementará, torna-se arriscado qualquer investimento. A realização do 5° Fórum consiste na grande oportunidade de pensarmos sobre a perspectiva de um desenvolvimento integrado e integrador entre a produção rural e urbana, gerador de riquezas e promoção social. A UERR tem isto por princípio e nele acredita, empenhando-se em prol do desenvolvimento humano, científico, cultural e econômico do Estado de Roraima. Por isto, apoiamos o evento”.
Carolina Biren, CEO da Universidade de Haifa, justifica o apoio da instituição ao evento afirmando que “esta é uma instituição que se caracteriza pelo empenho no pluralismo e na diversidade de seu público: entre seus valores está o reconhecimento da importância de absorver não apenas a população judaica, como também a cristã e a muçulmana. Ela tem o objetivo de ser um ‘blue print’ do que seriam os ideais de uma sociedade democrática, por isto apoiamos o evento”.
Inscrições e informações: www.forumdenegociosmercosul.com.br