O 4º Congresso Internacional de Direito Amazônico, promovido pelas universidades Federal e Estadual de Roraima teve início ontem (15), no Auditório do CAF (UFRR), e segue até amanhã (17). O evento, que acontece nas das duas Instituições, tem como tema “Direito Regionalizado da Amazônia – Perspectiva do Contexto dos Direitos Humanos”.
Na manhã de hoje, no auditório Amarildo Nogueira Batista, do Campus Boa Vista da UERR, aconteceu o Workshop “Aplicação da Justiça na Amazônia”, exposto pelo desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça de Roraima.
Em seguida aconteceu a mesa redonda “Atualidade e Panorama Fundiário do Estado de Roraima”, presidida por Karen Macedo de Castro, com os expositores José Edival Vale Braga, Márcio Glayton Araújo Grangeiro, Antônio Adesson Gomes dos Santos e Francisco Alberto Santiago.
Na programação de amanhã (17), às 9 horas, no auditório da UERR, acontecerá o segundo workshop, desta vez com o tema “Fronteiras, Imigração e Segurança Pública – Direitos Humanos no Estado de Roraima”.
Em seguida acontecerá a mesa redonda “O Fenômeno da Mestiçagem e Questões Étnicas em Roraima”.
O Congresso Internacional de Direito Amazônico está sob a coordenação geral da Associação Brasileira de Letras Agrárias (ABLA), presidida pelo professor de Direito da Universidade Federal de Roraima, Gursen de Miranda.