Quase 80 estudantes do país vizinho visitam Roraima para intercâmbio
Nesta quarta-feira, 27, o campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima (UERR) sedia um seminário paradiplomático ministrado em inglês pelo Prof. Dr. Ismar Borges, do Colegiado de Turismo, para 78 estudantes da Guiana que fazem uma expedição acadêmica em Roraima. O grupo é da unidade educacional Saint Stanislaus College, e chegou ao estado no dia 25 de março para um intercâmbio cultural com oficinas, seminários e visitação a pontos turísticos.
“O Seminário vai destacar oportunidades, desafios e avanços na integração e cooperação regional entre Brasil eGuiana, e a importância de se promover um desenvolvimento regional integrado. Tanto para facilitar as relações institucionais, o trade, como os intercâmbiosnas mais diversas áreas, com ganhos para o turismo e para uma melhor compreensão da cultura das duas nações”, ressalta o docente da UERR.
Para Borges, é fundamental estreitar os laços e romper barreiras físico-geográficas entre os dois países, facilitando o fluxo de visitantes e fortalecendo as relações diplomáticas e comerciais. “A Guiana, por ser ex-colônia britânica, é o único país da América do Sul a ter o inglês como idioma oficial. Os brasileiros podem conhecer as belezas paisagísticas e naturais do país vizinho, e ao mesmo tempo, estudar. E o caminho inverso também, os guianenses podem visitar Roraima e demais estados brasileiros”, completa.
A expedição é composta ainda por seis professores e auxiliares de transporte e logística. A programação em Boa Vista inclui passeios ao Bosque dos Papagaios, Parque Anauá, Centro Histórico, Centro de Artesanato, Centro Cívico, Palácio do Governo, Praça das Águas, Orla Taumanam, Mirante Edileuza Lóz, Lago Paraíso Azul, entre outros locais. A viagem para a capital roraimense durou 13 horas via trajeto rodoviário, saindo da capital da Guiana, Georgetown.
Nas escolas públicas da Guiana, a língua portuguesa é oferecida como uma das opções de idioma estrangeiro além do francês e espanhol. No intercâmbio em solo brasileiro, os visitantes podem ouvir e praticar um pouco o idioma do Brasil. Os estrangeiros estão surpresos com a estrutura urbana de Boa Vista e com a hospitalidade dos roraimenses, que ofereceram acolhimento e simpatia.
Os professores do curso de Turismo da UERR envolvidos nas atividades são Profa. Rosijane Evangelista da Silva, Prof. Thiago José Costa Alves e Prof. Ismar Borges de Lima.