O professor Doutor, Paulo Barni da Universidade Estadual de Roraima, que dá aulas no curso de Engenharia Florestal no campi de Rorainópolis e São João da Baliza, está sempre em busca de novos desafios, e entre eles a publicação de seus estudos em revistas internacionais. Após 3 anos de trabalho o pesquisador dispõem, hoje, de um amplo acervo divulgado em revistas científicas especializadas como a Environmental Management.
Paulo Barni é graduado, em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal do Amazonas, fez mestrado em Ciências de Florestas Tropicais – CFT, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/Manaus, e tem doutorado em CLIMA e AMBIENTE pelo INPA e Universidade Estadual do Amazonas – UEA.
O Artigo, em inglês, publicado na revista americana Environmental Management “Deforestation and forest fires in Roraima and their relationship with phytoclimatic regions in the Northern Brazilian Amazon”, que tem como autores: Paulo Eduardo Barni (Barni, PE), Vaneza Barreto Pereira (Pereira, VB), Antonio Ocimar Manzi (Manzi, AO) e Reinaldo Imbrozio Barbosa (Barbosa, RI) pode ser conferido no link http://rd.springer.com/article/10.1007%2Fs00267-015-0447-7 .
Neste estudo que é o primeiro capítulo da tese de doutorado do Professor Paulo Barni, é descrita a dinâmica de desmatamento e incêndios florestais de sub-bosque no Estado de Roraima, e para tanto foi dividida esta área pesquisada em duas zonas tendo em vista que Roraima apresenta claras distinções florestais em função de tipos climáticos.
O pesquisador teve publicado, também, o artigo “Simulating deforestation and carbon loss in Amazonia: impacts in Brazil’s Roraima state from reconstructing Highway BR-319 (Manaus-Porto Velho)” que tem como autores além do professor Paulo Barni: Philip Martin Fearnside (Fearnside, PM) e Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça (Graça, PMLAG), e pode ser encontrado no link http://link.springer.com/article/10.1007/s00267-014-0408-6 .
O artigo se trata do segundo capítulo da sua tese de mestrado e descreve uma simulação do desmatamento e emissões de carbono (cenários futuros) para o sul do Estado de Roraima de 2008 a 2030 tendo como hipótese para o aumento do desmatamento e emissões de carbono para a atmosfera a reconstrução e asfaltamento da BR-319 ligando Manaus AM a Porto Velho RO.
O pesquisador participa, ainda, em abril, do dia 25 a 29, do XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, em João Pessoa na Paraíba e vai expor o seguinte trabalho: “Estimativa de emissão de gases de efeito estufa em Roraima (2011 a 2050): o efeito da reconstrução da BR-319 nas fitofisionomias florestais” dos autores Paulo Eduardo Barni(Barni, PE),Reinaldo Imbrozio Barbosa (Barbosa, RI) e Antonio Ocimar Manzi (Manzi, AO).
Neste trabalho é realizada uma simulação do desmatamento e emissões de GEE (CO2, CH4 e N2O) para a atmosfera de 2011 a 2050 considerando todo o Estado de Roraima. A hipótese também é de aumento do desmatamento e emissões em função da reabertura da BR-319, semelhante ao trabalho do mestrado. No entanto, a diferença é que agora se faz a simulação para todo o Estado de RR.
O link do Simpósio é: “http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/” e o link da lista dos trabalhos aprovados no XVII SBSR 2015: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/files/Lista%20de%20Trabalhos%20Aprovados.pdf .
Outros detalhes destas pesquisas podem ser conferidos com o Profº Doutor Paulo Barni, por meio do endereço eletrônico: paulinpa2007@gmail.com . Leia, também, matéria da Folha de São Paulo de 2011 que conta toda trajetória do professor da UERR:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0304201101.htm