No Dia do Pedagogo, conheça a história da ex-vendedora que teve a vida transformada pela profissão
A história da ex-vendedora de roupas no município de Pacaraima, Graciete Barros, de 31 anos, é inspiradora. Ela se formou em Pedagogia pela UERR (Universidade Estadual de Roraima), para realizar um sonho: ser a primeira da família a conseguir o diploma de Ensino Superior. “Na minha família a maioria só tem o Ensino Fundamental. Uma minoria, o Médio”, comentou.
Nesta quinta-feira, 20, é celebrado o Dia do Pedagogo, uma das profissões consideradas mais importantes na formação educacional. A data foi instituída pela Lei nº 13.083/2015, para fomentar a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças e jovens durante os processos de aprendizagem.
De vendedora em uma loja de roupas em Pacaraima à graduação em Pedagogia com Ênfase em Educação Escolar Indígena, a história de Graciete não foi de amor à primeira vista com a profissão. “Na época, o polo da UERR no município só oferecia os cursos de Licenciatura em Letras, Geografia e Pedagogia. E como eu não me identificava com as demais áreas, optei por Pedagogia. Mas, só comecei a gostar quando iniciei o Estágio Supervisionado na Educação Infantil. E hoje, não consigo me imaginar em outra profissão”, reconheceu.
Em 2016, ela se formou e, em seguida, iniciou o Mestrado em Educação, também ofertado pela UERR em parceria com o IFRR (Instituto Federal de Roraima). Foi naquele momento que a vida profissional de Graciete engrenou e ela foi aprovada no concurso da rede municipal de ensino de Boa Vista, em 2019. “O curso que até então eu não gostava, me trouxe outros horizontes, mudou a minha vida”, completou.
FORMAÇÃO
Nos últimos 15 anos, a UERR ajudou a transformar a vida de muitas pessoas como a Graciete, por meio do ensino público de qualidade. O curso de Pedagogia integra o portfólio da UERR desde 2006 e já formou mais de 700 profissionais. As aulas são realizadas no Campus de Excelência Aplicada à Educação, na zona Oeste de Boa Vista, e conta com cerca de 80 alunos matriculados, divididos em três turmas.
Para a professora Ênia Ferst, coordenadora do curso, “ser pedagogo é muito mais do que ser professor e atuar na Educação Básica”. “O pedagogo atua na linha de frente na formação de crianças e adolescentes para serem cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. É importante destacar que a formação de pedagogos tem vivido desde a sua criação até os dias atuais, lutas constantes para o reconhecimento e fortalecimento da profissão”, enfatizou.
Criada em 2005, a Universidade Estadual de Roraima está presente em cinco campi: Boa Vista (Canarinho), Excelência Aplicada à Educação, Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza, e possui em sua grade, 24 cursos de graduação; 15 cursos de pós-graduação, sendo 8 especializações, 4 mestrados e 3 doutorados.