A Universidade Estadual de Roraima realizará o 1º Curso de Extensão em Direitos Humanos, com aulas ministradas em seis sábados, das 8 às 12 horas.
As aulas acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril e nos dias 6 e 13 de maio.
As inscrições serão realizadas de 3 a 7 de abril, na Pró-Reitoria de Extensão, das 8 às 14 horas. A Proex informa que serão disponibilizadas 35 vagas e não haverá cadastro de reserva.
O curso tem o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral uma abordagem dos principais institutos, conceitos e pressupostos teóricos dos direitos humanos.
Também visa desenvolvendo habilidades essenciais para a formação intelectual do cidadão, além de atender a capacitação profissional do bacharel em direito, incentivando o pensamento crítico acerca do objeto de estudo.
O curso também tem por objetivo atender o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a Resolução CNE/CES n. 1, de 30 de maio de 2012, por sua vez, estabelece diretrizes para a educação em direitos humanos.
PROGRAMAÇÃO
UNIDADE I (4 h) – 08 / 04 / 2017
Prof. Marcello Renault Menezes. Especialista em Direito Administrativo. Mestrando em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela UERR. Introdução aos direitos humanos: Conceito, características e evolução histórica.
UNIDADE II (4 h) – 15 / 04 / 2017
Prof. Nathália Santos Veras. Mestre em Sociedade e Fronteira pela UFRR. Mestrando em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela UERR. Proteção internacional dos direitos humanos: Internacionalização dos direitos humanos. Proteção global (ONU, Carta das Nações Unidas, Declaração Universal dos Diretos Humanos, Convenção de Viena, outros tratados internacionais). Proteção regional (Sistemas Americano, Europeu e Africano, OEA, Carta da OEA, Convenção Interamericana de Direitos Humanos).
UNIDADE III (4 h) – 22 / 04 / 2017
Prof. Maria do Socorro Alves Cardoso de Oliveira. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR. Direitos Humanos e Justiça Internacional: Corte Internacional de Justiça. Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Comissão e Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tribunal Penal Internacional. Outras cortes internacionais.
UNIDADE IV (4 h) – 29 / 04 / 2017
Prof. Alberto Correia de Oliveira. Especialista em Direito Público. Mestrando em Cidadania pela UERR. Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988: distinção entre direitos humanos e direitos fundamentais. Fundamentos, objetivos e princípios na Constituição de 1988. Direitos fundamentais na Constituição de 1988. Incorporação dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurídico nacional. Teoria da horizontalização dos direitos fundamentais.
UNIDADE V (4 h) – 06 / 05 / 2017
Prof. Sérgio Mateus. Especialista em Direito Tributário. Mestrando em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela UERR. Direitos Humanos face à vulnerabilidade social: proteção ao trabalho, gênero e diversidade sexual. A questão étnica-racial. Acriança e o adolescente. Pessoas em deslocamento. Outros grupos vulneráveis.
UNIDADE VI (4 h) – 13 / 05 / 2017
Prof. Éllen Eurídice Rodrigues Cardoso. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. “Hard cases” de direitos fundamentais: Aborto. Eutanásia. Direito à resistência. Desobediência civil. Estado de exceção.
Boa Tarde!
Gostaria de participar deste curso. Sou acadêmico do curso de direito e, este curso será de grande importância para meus conhecimentos. Gostaria muito de saber se ainda há vagas e como devo proceder para realizar minha inscrição.
As inscrições serão realizadas até hoje, dia 7 de abril, na Pró-Reitoria de Extensão, das 8 às 14 horas. São 35 vagas. Fone da Proex 2121-0941
GOSTARIA DE SABER QUANDO TERÁ NOVAMENTE OUTRO CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITOS HUMANOS, SOU HISTORIADORA E ACADEMICA DE SERVIÇO SOCIAL NO PENULTIMO PERIÓDO.
TAMBEM GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES ONDE DENUNCIAR ABUSOS DA POLICIA RODOVIARIA FEDERAL QUE PRENDEU UM CIDADÃO TRABALHADOR, PAI DE 2 FILHOS DEFICIENTES PELO SIMPLES FATO DO MESMO ESTAR TRAZENDO UNS MEDICAMENTOS COM RECEITA ADQUIRIDOS PARA SUA GENITORA. O REFERIDO SR. FOI JOGADO NO PRESIDIO SEM DIREITO A NADA, TOMARAM SEU CELULAR, FOI COLOCADO COM PRESOS DE ALTA PERICULOSIDADE, CORRENDO RISCO DE VIDA, O REFERIDO SR. NUNCA FOI PRESO, TEM RESIDENCIA FIXA, TRABALHA PARA SUSTENTAR A FAMILIA.