A Comissão Eleitoral que realizará a primeira eleição direta para escolha do reitor e o vice da Universidade Estadual de Roraima, divulgou o edital de abertura do processo. A votação acontecerá no dia seis de novembro, das 9 às 21 horas, nos campus de Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e nas unidades de Normandia, Bonfim, Nova Colina, Vista Alegre, Amajari, Contão, Surumu, Félix Pinto e do Truaru.
Com a mudança na legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima, acabando com a exigência de título de doutor para candidatos ao cargo de reitor, o pleito deverá ser mais democrático, possibilitando que mais candidatos possam fazer parte do processo. Dos 223 professores da Instituição 34 são doutores, 120 são mestres e 69 especialistas.
Após a realização das eleições, a Comissão encaminhará o resultado para o Conselho Universitário, que encaminhará uma listra tríplice, com as chapas mais votadas, para escolha e nomeação por parte do Poder Executivo estadual.
No ano passado houve uma tentativa para eleger o reitor e seu vice. Quatro chapas se inscreveram, mas o processo eleitoral foi barrado pela Justiça após várias ações apontando falhas e vícios no edital do certame. O Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da UERR, resolveu extinguir o processo e dar início a um novo.
Somente poderão ser candidatos a reitor e vice os docentes ativos e efetivos, pertencentes à carreira de Magistério Superior da UERR, que integrem o quadro permanente e estável do corpo docente. Não será permitida a inscrição de professores que se encontrem cedidos a outros órgãos do governo, afastados para qualificação profissional, que estejam de licença para tratamento de saúde, capacitação, licença sem vencimento e ocupantes exclusivamente de cargos em comissão, fora da estrutura administrativa da Universidade.
As eleições para reitoria serão coordenadas pela Comissão Eleitoral indicada pelo CONUNI (Conselho Universitário). Ela é constituída por cinco membros do Conselho, escolhidos e indicados pelo próprio Colegiado.