Tipo: Dissertação
Curso: Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania
Autor(es): Josué Carlos Souza dos Santos
Primeiro Orientador: Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa
Palavras-chave: Indígenas; Warao; Boa Vista; Processos de Aprendizagem; Direitos.
Resumo: Essa pesquisa buscou analisar os processos de aprendizagem que vivenciam
crianças indígenas Warao refugiadas e migrantes em Boa Vista, Roraima, na
Amazônia, através de pesquisa bibliográfica e notas de campo. Dialogando com
estudos interdisciplinares e traçando o contexto da história e cultura tradicional dos
Warao, os processos de mobilidade, as relações sociais e os elementos de
referência de sua organização social, são levantados os processos de aprendizagem
e como eles acontecem nos abrigos urbanos em Boa Vista, fazendo uma interface
com a situação de deslocamento migratório forçado. Este trabalho é produto, na
atualidade, de uma problemática sociocultural baseada no complexo contexto
socioeconômico, político e de violações de direitos humanos que ocasionou um fluxo
massivo de migração dessa população indígena para o Brasil e consequentemente
que levou o país a fornecer uma resposta humanitária que inclui a criação e
manutenção de abrigos institucionais de recepção e acolhimento. Através de uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva possibilitadas pela minha
experiência de campo nas idas pré-pandêmicas aos abrigos aliadas à
sistematização do pensamento teórico sobre o tema, a categoria do tratamento é o
estudo de caso das crianças indígenas venezuelanas Warao nos abrigos
institucionais da Operação Acolhida em Boa Vista. A intenção foi de apresentar um
breve contexto histórico sobre o povo Warao, entender o desenvolvimento da
infância em emergências humanitárias e identificar em quais processos de
aprendizagem estão inseridas as crianças indígenas Warao. Adota-se aqui a ideia
de enculturação, ou seja, a construção da identidade da criança através da
incorporação de elementos do meio ambiente, trazendo um sentimento de
pertencimento (PASSEGGI, 2014), além da noção de mobilidade cultural, ou seja, os
processos sociais que consideram a relação de diferentes culturas na formação do
indivíduo (WALTER, 2008). Ademais, investigando os Warao, surgiu a necessidade
de entender quem são os outros indígenas vivendo em Roraima, para uma
compreensão mais ampla desse contexto indígena amazônico. Diante da ausência
de uma plataforma que contenha informações iniciais atualizadas e organizadas a
respeito dos povos indígenas em Roraima, deu-se a criação do website Povos
Indígenas em Roraima como produto final desta pesquisa.
Abstract: This research sought to analyze the learning processes experienced by indigenous
Warao refugee and migrant children in Boa Vista, Roraima, in the Amazon, through
bibliographic research and field notes. Dialogue with interdisciplinary studies and
tracing the context of the history and traditional culture of the Warao, the mobility
processes, the social relations and the reference elements of their social
organization, the learning processes are raised and how they happen in the urban
shelters in Boa Vista, making an interface with the situation of forced migratory
displacement. This work is the product, at present, of a sociocultural problem based
on the complex socioeconomic, political and human rights violations context that
caused a massive flow of migration of this indigenous population to Brazil and
consequently that led the country to provide a humanitarian response that includes
the creation and maintenance of institutional and reception shelters. Through a
qualitative, exploratory and descriptive approach made possible by my field
experience in pre-pandemic visits to shelters combined with the systematization of
theoretical thinking on the subject, the treatment category is the case study of Warao
indigenous Venezuelan children in the institutional shelters of Operação Acolhida to
Boa Vista. The intention was to present a brief historical context about the Warao
people, understand the development of childhood in humanitarian emergencies and
identify in which learning processes the Warao indigenous children are inserted. The
idea of enculturation is adopted here, that is, the construction of the child’s identity
through the incorporation of elements from the environment, bringing a sense of
belonging (PASSEGGI, 2014), in addition to the notion of cultural mobility, that is, the
processes that consider the relationship of different cultures in the formation of the
individual (WALTER, 2008). Furthermore, investigating the Warao, the need arose to
understand who the other indigenous people living in Roraima are, for a broader
understanding of this Amazonian indigenous context. Given the absence of a
platform that contains updated and organized initial information about indigenous
peoples in Roraima, the website Povos Indígenas de Roraima was created as the
final product of this research.