GEOGRAFIA

Apresentação do curso

As mudanças na prática educativa proporcionaram reflexões no pensamento geográfico, que, por sua vez, requerem um professor de Geografia que auxilie o acadêmico a refletir sobre a sua prática cidadã, dando oportunidades para que ele conheça melhor as relações que são estabelecidas na sociedade.

O Curso de Licenciatura em Geografia, enquanto componente da área de Ciências Humanas Sociais Aplicadas SHSA, contribui, sobremaneira, para formação e organização do espaço, bem como para a pesquisa, buscando ampliar a atuação da universidade pública no seu entorno e, em termos teórico e metodológico, possibilitando a reflexão sobre a prática e os problemas do ensino de Geografia, preparando o acadêmico para os desafios da vida profissional.

A formação de professores como via de transformação social e política no Estado de Roraima precisa estabelecer uma linha de trabalho que favoreça o conhecimento sobre

desenvolvimento socioeconômico e cultural desta sociedade e do país. Mediante esta análise, é necessário que o professor tenha uma visão holística e integradora sobre o espaço em processo de transformação, considerando ainda uma preocupação universalista que articula do global ao local, permitindo ao profissional o pleno exercício consciente da cidadania na conjuntura geográfica em que se insere.

Portanto, o Curso de Geografia têm como relevância social a construção teórica do conhecimento e sua aplicabilidade técnico-política e educacional, no qual leva em consideração a complexidade histórica e geográfica da realidade brasileira, amazônica e roraimense, o que remete à proposição de um curso pautado na realidade do espaço geográfico em que a IES está inserida, de modo que permita um diálogo mais abrangente e que garanta a apropriação de habilidades e competências geográficas necessárias à formação do licenciado em Geografia.

Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia

Prof. Dr. Osvair Brandão Mussato

Nome do Curso: Licenciatura em Geografia

Grau Conferido: Licenciado em Geografia

Modalidade de Ensino: A Distância (EaD)

Carga Horária Total do Curso3.615horas

Duração do Curso (Semestre/Ano): Oito (8) Semestres. Com integralização mínima de  04 anos e máximo 6 anos.

Número de Vagas (Semestre/Ano): 90 vagas, sendo 30 para o polos de Boa Vista, 30 para o polo de Caracaraí e 30 para o polo de Rorainópolis.

Turno de Funcionamento do Curso: Manhã, Tarde ou Noite - EaD.

Forma de Ingresso: Processo Seletivo Vestibular EaD.

Relação Nominal dos integrantes efetivos do Colegiado do curso

Corpo Docente Efetivo do Curso de Geografia

Efetivos

Titulação

Márcia Teixeira Falcão [Lattes]

Doutora

Elionete de Castro Garzoni [Lattes]

Mestre

Haroldo Sacacabarossi [Lattes]

Gladis de Fátima Nunes da Silva [Lattes]

Doutora

Josinaldo Barboza Bezerra [Lattes]

Lúcio Keury Almeida Galdino [Lattes]

Marcelo Santos da Silva [Lattes]

Mestre

Osvair Brandão Mussato [Lattes]

Doutor

Colegiado: O corpo docente do curso é integrado por professores pesquisadores doutores e mestres, com experiência no ensino superior e na educação básica, formados em instituições respeitadas nacionalmente, que atuam tanto na Licenciatura em Geografia quando nos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da UERR.

Relação Nominal dos integrantes do Núcleo Docente Estruturante

Professor Efetivo

Cargo

Titulação

Haroldo Scacabarossi

Josinaldo Barboza Bezerra

Vice- Presidente

Osvair Brandão Mussato

Secretário

Doutor

O NDE obedece às orientações estabelecidas Parecer CONAES n° 4 de 17 de junho de 2010, na Resolução n° 001, de 17 de junho de 2010, e demais normas institucionais. Todos os docentes do curso são membros do NDE.

Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Matriz Curricular