Os entes públicos que honraram seus compromissos com os precatórios no ano de 2022 receberam do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), na manhã desta segunda-feira (03), o Selo de Bom Pagador, também conhecido como Selo de Responsabilidade Judicial no Pagamento de Precatórios.
“Essa é uma data simbólica que mostra o empenho do Tribunal em garantir a efetividade dos direitos dos cidadãos e cidadãs. Além de dar a efetiva transparência, legalidade e cumprimento da lei que determina a Constituição”, destacou o presidente do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, durante discurso.
Ao todo, 13 municípios receberam a honraria. Entes públicos que já autorizaram o pagamento dos precatórios por meio de débito automático receberam o selo na categoria “Compromisso Total”. Entre eles estão o Estado de Roraima e o município de Cantá.
Além do estado de Roraima e municípios, instituições de administração indireta também foram agraciadas com o Selo de Responsabilidade Judicial no Pagamento de Precatórios. Entre elas, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN); a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC); o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER); o Instituto de Terras e Colonização de Roraima (ITERAIMA); a Universidade Estadual de Roraima (UERR); e a Universidade Virtual do Estado de Roraima (UNIVIRR).
Efetuar o depósito para pagamento dos precatórios permite que os entes públicos tenham acesso mais fácil a empréstimos e financiamentos públicos, evita a suspensão dos convênio federais e o bloqueio das contas bancárias do ente devedor inadimplente, evita o pagamento de juros e correção monetária e demonstra a eficiência da Administração Pública na gestão de suas dívidas.
*Com informações do Nucri TJRR