15.06.10
Acadêmicos do 6º semestre do curso de Geografia participaram, de 8 a 13 de junho, de uma visita técnica a Manaus (AM). A atividade, desenvolvida pelos professores Osvair Mussato, Haroldo Scacabarossi, Rildo Dias e a coordenadora do curso de Geografia, Cândida Almeida, contou com a participação de 25 acadêmicos que conheceram instituições de pesquisa e empresas da zona franca.
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2010/06/images_Fotos_manausg.jpg)
Durante cinco dias, os estudantes conheceram todo o processo de produção de energia na Hidrelétrica de Balbina, como se dá o processo de produção em série da primeira fábrica de automóveis da Amazônia na fábrica da empresas Mahindra, a empresa Sony, o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia, o Teatro Amazonas, bem como áreas de degradação ambiental e medidas tomadas para a sua melhoria, como a revitalização de igarapés urbanos.
A acadêmica Jalcione Alves do Nascimento avalia como produtiva a visita técnica às instituições em Manaus. “Meu conhecimento era teórico, pois não conhecia os locais das visitas. Como estudante, a UERR proporcionou um ganho de experiência para a vida acadêmica”, destacou a estudante que mostrou-se satisfeita com a orientação recebida dos professores, em especial, da professora Cândida, “que nos orientou bem com relação às dúvidas e ao que foi apresentado no decorrer da visita”. A acadêmica destacou ainda que a comitiva foi bem recebida por onde passou e ficou surpresa com o reconhecimento da UERR junto às instituições visitadas.
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2010/06/images_Fotos_manausg1.jpg)
Nonato Vilarins, reitor da Universidade Estadual, destacou a preocupação com a pesquisa na instituição. “Um dos pilares da UERR é investir em pesquisa e estamos trabalhando cada vez mais para isso”, disse.