Iniciativa integra programa que ofertará outros cursos de línguas nos próximos meses
Por meio do Programa Institucional Ensino de Línguas e Formação de Professores, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) está disponibilizando 35 vagas para um curso básico de Libras e mais 35 vagas para um curso intermediário de Libras. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo preenchimento de formulário digital. Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para se candidatar às turmas.
Quem quiser cursar a modalidade “básico” deve se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1wtGrw4E0ayu4RZozFm4DTmFXbxFhFf9I5LA8BQEciRU/edit. Ministrada pela professora Marinalva Brito e com carga horária de 80 horas, a capacitação ocorrerá segundas, quartas, quintas e sextas no período de 24 de fevereiro a 11 de abril, das 14h às 17h, no Campus Célia Magalhães Nobre (Rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho).
Para concorrer às vagas na modalidade intermediário, o candidato precisa se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1tGFDLess_L7KMxSYwlxLd8VT8vR_q9iuzJxh9DqBNjk/edit. O curso será ministrado pelo professor Maycon Moleta, com aulas às terças-feiras, das 18h30 às 21h30, no período de 25 de fevereiro a 25 de junho, totalizando 80 horas, na Escola Estadual Gonçalves Dias (Avenida Getúlio Vargas, 4333, bairro Canarinho).
Para ambos os cursos podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos de idade. Para o nível intermediário, o interessado deve, no ato da inscrição, enviar certificado de curso de Libras básico. Conforme a coordenadora, professora Cora Gonzalo, do curso de Letras da UERR, as turmas vão “conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em diversos contextos, compreendendo-a como a língua da comunidade surda do Brasil, desenvolvendo e aplicando-a ao cotidiano de forma prática e estruturada”, adianta.
Mais cursos de línguas ao longo de 2025
Além dos cursos de Libras, cujas inscrições estão abertas, o Programa Institucional Ensino de Línguas e Formação de Professores vai ofertar outros cursos de línguas neste ano. Um deles é o curso de língua espanhola para militares da Operação Acolhida. “O professor David Lemos (UERR) ministrará um curso de 60 horas visando conhecimentos básicos do idioma, focado na comunicação, para que os militares consigam desenvolver o trabalho com os imigrantes de forma mais efetiva”, explica.
Haverá também a oferta de curso de português para indígenas da etnia Warao, na Comunidade Yakera Ine, com carga horária de 20 horas. “Será ministrado por mim e pelo colaborador externo Mateus Santana, professor da Secretaria Estadual de Educação”, informa Cora. As inscrições foram realizadas diretamente no local e contará com 20 participantes.
Outra ação é a Oficina de Português para Migrantes. As aulas serão ministradas pelas professoras Cora Gonzalo e Nilmara Gomes, com a participação de acadêmicos que cursam a disciplina “Português como Língua Adicional”, do curso de Letras da UERR. As inscrições ocorrerão durante as oficinas, com divulgação prévia do local e horário uma semana antes da realização.
Serão realizadas também oficinas do Programa de Formação de Professores para Acolhimento de Mirantes (PROFAM). Neste semestre as ações serão realizadas nas escolas estaduais e municipais nas datas de encontros pedagógicos. Os professores formadores serão do curso de Letras da UERR e professores da Rede Básica que participaram do PROFAM nas edições passadas, que agora atuarão como colaboradores.