04.02.13
Cerca de 4.800 alunos retornam às salas de aula ou iniciam um curso superior na Universidade Estadual de Roraima nesta segunda-feira (dia 4). As aulas serão ministradas na capital e em 11 municípios do interior. São 23 cursos de licenciatura e bacharelado – com 28 habilitações – em 17 localidades do Estado.
Este semestre a universidade também inaugura uma sala descentralizada na comunidade indígena Vista Alegre, na Terra Indígena São Marcos, município de Boa Vista, onde ofertará o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
Pró-reitores, professores e coordenadores de áreas e cursos fizeram de 28 de janeiro a 1 de fevereiro a semana de planejamento do corpo docente. No período de férias dos alunos, os professores da UERR mantiveram atividades acadêmicas, como o Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica), que oferece cursos de segunda licenciatura a 250 professores da rede pública.
Aula Magna – Oficialmente a abertura do semestre letivo ocorre com a cerimônia da Aula Magna, marcada para o dia 23 de fevereiro. Este ano a tradição terá um caráter inédito e regional: será realizada na comunidade indígena Vista Alegre. A aula e o cerimonial serão conduzidos na língua macuxi, com tradução para o português e outras línguas indígenas. A programação terá como foco a valorização das tradições indígenas e mostrará o potencial da interação entre o conhecimento tradicional e a academia para o futuro dos grupos tradicionais que vivem em Roraima.
A UERR possui salas descentralizadas nas comunidades indígenas do Contão, Surumu e Vista Alegre, além de atender a alunos indígenas em todas as unidades – em algumas chegam a ser maioria, como no Truarú. Por meio de consultores indígenas da instituição, a organização do evento está percorrendo o Estado a fim de promover a participação de todos os povos de Roraima.
Pós – A UERR incia o ano com 80 alunos de pós-graduação em dois cursos de especialização, um programa de mestrado próprio e em dois programas mestrado e doutorado em parceria com instituições nacionais (PUC-SP e UFAM). A universidade programa para os primeiros seis meses deste ano o lançamento de editais com vagas em quatro novas especializações, um mestrado e um doutorado.
Bolsas – Este semestre a Universidade Estadual contabiliza mais de 300 bolsas para acadêmicos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão; e 118 para professores. O incentivo é custeado com recursos próprios e convênios.
Raio-X da UERR:
No semestre 2013.1, a UERR estará presente nos campi de Alto Alegre, Boa Vista (Capital), Caracaraí, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza; nos núcleos de Bonfim, Normandia, Iracema, Mucajaí e Amajari; e nas salas descentralizadas de Nova Colina, Vila do Truaru, Vila Félix Pinto (Cantá), Surumu, Contão (Terra Indígena Raposa-Serra do Sol) e Vista Alegre (Terra Indígena São Marcos).
Oferta 23 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados: Direito, Filosofia, Geografia, Química, Matemática, Enfermagem, Física, História, Segurança Pública, Sociologia, Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Serviço Social, Comércio Exterior, Turismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Florestal e Ciências da Natureza e Matemática, Pedagogia com ênfase em Educação no Campo e Educação Indígena, e Letras com habilitação em Literatura, Inglês e Espanhol.
A Universidade conta com 207 professores, sendo 36 doutores e 94 mestres. Em 2013, 44 docentes estão cursando mestrado e doutorado.