19.02.10
Professores e alunos da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que participaram como representantes do Estado no Projeto Rondon, retornaram à capital Boa Vista no dia 07 de fevereiro. A UERR aprovou três propostas a nível nacional, que foram executadas nos municípios goianos de Serranópólis, Itarumã e Montevidiu. 19.02.10
Professores e alunos da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que participaram como representantes do Estado no Projeto Rondon, retornaram à capital Boa Vista no dia 07 de fevereiro. A UERR aprovou três propostas a nível nacional, que foram executadas nos municípios goianos de Serranópólis, Itarumã e Montevidiu.
O grupo de 18 acadêmicos da UERR foi dividido em três equipes de seis integrantes, cada uma com dois professores coordenadores. Os seis professores que participaram do Projeto foram: Maria das Neves Magalhães, Maria do Socorro, Thiago José, Rodrigo Leonardo, Jercelânia de Araújo e Vanuscléia Silva.
Durante o período de 22 de janeiro a 07 de fevereiro, os alunos realizaram atividades, como oficinas, palestras e mini-cursos, dentro das áreas temáticas de comunicação, meio ambiente, cultura, tecnologia e trabalho, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, educação e saúde.
Com três propostas aprovadas, a UERR ficou em segundo lugar em números de projetos aprovados dentre centenas de universidades públicas e particulares de todo o país, sendo superada apenas pela Universidade de Brasília (UNB), que aprovou cinco propostas. Todas elas passam por uma avaliação do Ministério da Defesa.
“O objetivo do Projeto Rondon é capacitar os alunos e a comunidade. É uma troca de conhecimento, além de formar um cidadão consciente do seu papel na sociedade enquanto profissional”, frisou a coordenadora do Projeto pela UERR, a professora Maria das Neves Magalhães.
Para o reitor da UERR, Nonato Vilarins, é motivo de orgulho para a universidade ainda tão jovem alcançar um patamar de tamanha importância entre outras instituições de ensino do país.
“É uma prova de que estamos no caminho certo e de que podemos contribuir, como de fato já contribuímos, para educação em Roraima e para educação do Brasil”, disse Vilarins.
Projeto Rondon – A missão do Projeto Rondon é mobilizar a juventude universitária e despertar nela, uma consciência crítica sobre as diversas realidades nacionais sempre em estreita articulação com as Instituições de Ensino Superior, os três níveis de governo e a sociedade civil.Hoje, o Projeto Rondon é formado por 25 Organizações da Sociedade Civil e desenvolve inúmeras atividades pelo País.