A UERR, em parceria com o Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro, oferece o ‘I Curso de Técnicas Equoterápicas: Homem e Cavalo superando obstáculos’, com 120 horas de duração. O curso vai de 1 a 29 de julho com aulas de segunda a sexta-feira à noite no Campus Boa Vista e aos sábados de manhã e à tarde no Centro de Equoterapia. Serão oferecidas 20 vagas à comunidade.
A parceria é uma iniciativa do direção do Centro de Equoterapia e do curso de Enfermagem da UERR, firmada pela Secretaria de Educação e Desporto e pela Pró-reitoria de Extensão. O público-alvo são educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, fonodiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos veterinários e acadêmicos destes cursos que estejam no último semestre. As inscrições estarão abertas do dia 10 de junho (a partir das14h) ao dia 14, (até as 18h), na Pró-reitoria de Extensão. O candidato deve preencher a ficha de inscrição (BAIXE AQUI) e apresentar cópia da documentação exigida no formulário e documentação que comprove a titulação superior ou que está o último semestre da graduação.
O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos básicos sobre equoterapia, com foco na atuação dos profissionais das áreas de educação, saúde e afins. O conteúdo inclui conhecer o cavalo, suas andaduras e material para montaria; noções teórico-práticas, educacionais integrantes do programa de equoterapia; o risco de improvisação das técnicas, e a difusão das atividades equoterápicas, utilizando o cavalo como instrumento.
O Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro possui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por profissionais das áreas de Educação, Equitação e Saúde que passaram por capacitação específica na ANDE-BRASIL para executarem de forma apropriada suas funções em consonância com o cavalo, que é o meio de promoção de estímulo aos praticantes com deficiência.
Extensão – A Universidade Estadual de Roraima tem na extensão um instrumento de integração do ensino e da pesquisa e, ao mesmo tempo, de mobilização da comunidade acadêmica para o debate e o diálogo com a sociedade. A proposta da UERR é tomar todas as medidas necessárias para reforçar o serviço de extensão à comunidade, especialmente nas atividades que objetivam a eliminação da pobreza, violência, analfabetismo, fome e enfermidades, realizando este trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar que oriente a análise de desafios, de problemas e das mais variadas temáticas.
Mais informações sobre o curso: Pro-reitoria de Extensão (2121 0941)